segunda-feira, 2 de maio de 2011

Início de uma semana... que promete!

Pois é, meus amigos, o fim de semana já lá vai (para alguns). Apesar de não trabalhar nem no Continente, nem no Pingo Doce, hoje para mim foi dia de trabalho. Foi uma forma de comemorar o Dia do Trabalhador. Aliás nunca percebi, como não percebo a maior parte do mundo à minha volta (é sabido), porque o Dia do Trabalhador há-de ser feriado. Se é Dia do Trabalhador devia-se trabalhar, assim como, e este ano coincidiu, no Dia da Mãe não se deixa de ter mãe, no Dia do Pai não se deixa de ter pai e no dia da criança, estas não desaparecem como por milagre. Mas tudo deve ter uma razão de ser.
E a razão de ser, que me trouxe aqui hoje, uma vez mais, foi o já não ter que fazer (por hoje). Então decidi começar a tentar perceber o que se tem passado, de há tempos a esta parte, em Moimenta de Maceira Dão, no que já se tornou uma saga, ao estilo de George Lucas, de Moimenta vs. Espinho. Tentei já contactar produtores de filmes e novelas para fazerem uma produção, mas a resposta foi sempre a mesma: "A História não faz sentido, é totalmente surreal, ainda pior que o Senhor dos Anéis. Além disso, metade das personagens não existem no Universo (imaginem qual metade)!". Logo, lá se foi a minha oportunidade de enriquecer na vida. Vou gastar 2 euros esta semana no Euromilhões!
Mas, analisando tudo o que me chegou, e vai chegando, e coisas que vou vendo, embora seja sabido que sou bacoco, tenho pouca inteligência, mal tive tempo de ir à escola, por isso vou dar apenas a minha percepção da realidade, tal como me é apresentada. Mas hoje, vamos dar nomes, a algumas das personagens. É que sem nomes é-me dificil percepcionar seja o que for.
O primeiro nome que vou dar é do sentimento que nutro pelos responsáveis pela Junta de Freguesia de Espinho, pelo portal Espinho-NET e pelo presidente da Câmara Municipal de Mangualde. Confesso que foi difícil definir, e o nome que mais se assemelha é PENA! Sim, tenho pena! Porquê?!, perguntais. Pena, porque quando o Universo foi criado, seja por um Deus ou qualquer outra coisa, a inteligência foi distribuída, mas não uniformemente. Exemplo disso, eu mesmo, antes que percam tempo a arranjar pseudónimos para comentar. Não vale a pena! Tenho pena do máximo responsável pela Junta de Freguesia de Espinho, o sr. José Azevedo, porque já percebi (só falo por mim, embora saiba que não sou o único) que é um pau-mandado. Mas um pau-mandado, até para o ser terá de ter um QI sempre superior a 75 (o normal são 100, caso o sr. não saiba). 75 porque para se ser pau-mandado há que perceber o que quem nos manda pretende, há que perceber a linha que se segue (tal como a do Futre, que só ele percebeu). E o senhor, das poucas intervenções que teve só disse bacoradas (palavra derivada de bácoro). "O que eles querem é ficar com as casas todas!". Olhe que grande novidade. Mal seria se os proprietários não quisessem o que é deles! Pelos vistos, o senhor quer o que é seu... e dos outros! Depois os argumentos, totalmente estúpidos de que alguns proprietários da Rua Estação Fruteira serem habitantes de Espinho. Mesmo que assim fosse, neste caso não sei se são mas dá no mesmo, isso não faz com que essa propriedade passe de freguesia. Imagine que vem o tal chinês comprar a casa ao lado da sua! Então passa a fazer fronteira com a China?! Por isso, sr. José Azevedo, cale-se! É o melhor que tem a fazer, porque quanto mais fala mais se enterra.
Passemos ao portal Espinho-NET. Aliás, agora há 2, para quem não saiba. Não estou a falar do antigo, estou a falar de um novo, façam uma busca no google, que eu estou cansado. Mas é engraçado como a antiga página da Junta de Freguesia de Espinho nunca referiu "Alcafache-Gare", o termo só surgiu na campanha para as últimas autárquicas como IMPOSIÇÃO do PS. Eu não tenho nada contra o PS, o PSD, o CDS, ou qualquer outro, ou melhor tenho tudo. Não gosto de partidos, gosto de pessoas e do seu trabalho. Infelizmente, nalgumas ocasiões é necessário essas pessoas estarem ligados a partidos para fazerem alguma coisa. No caso do presidente de Espinho, não deixa de ser estranho ser do PSD e cumprir o programa do PS. A sua concelhia, a seu tempo, terá uma palavra a dizer, garanto-lhe! Mas o portal Espinho-NET, nitidamente apoiante de João Azevedo, e devo dizer que acho muitíssimo bem, porque defendo a liberdade de todos em apoiar quem quiserem. Estou a falar a sério e não a ser irónico, para que conste. Não é o apoiar João Azevedo que está em causa.
O meu blogue não pretende, nem nunca pretendeu, ser uma referência de Moimenta de Maceira Dão, ou doutra coisa qualquer. Não o é! Nem Moimenta precisa, estou farto de o referir. No entanto, o Espinho-NET afirma-se como pretendendo dar uma informação correcta e actualizada, etc, etc, etc, às populações da freguesia, do concelho e, como está publicado na internet, no Mundo. E acaba, nesta matéria de Moimenta por ser um churrilho de contradições, mentiras, aldrabices, e todos os adjectivos depreciativos que possam imaginar. É um blogue de falsidade que apenas serve interesses partidários e pessoais. Qualquer aluno de Direito do 2º ano, desmonta todos os argumentos. Nem é preciso ser advogado. No facebook no grupo Rua Estação Fruteira é Moimenta de Maceira Dão, estão alguns argumentos, mais que suficientes para demonstrar isto. Mas alguém com o mínimo de dedo e meia de testa percebe que tudo o que se diz sobre Alcafache-Gare, ou o Bairro da Estação, é um desenrolar de mentiras.
E, sr. Carlos Henriques, não venha com a história que quando assumiu o cargo de vogal na Assembleia Municipal já se deparou com a situação, porque tenho de lhe dizer É MENTIRA. A única situação com que se deparou foi com um erro de há anos num mapa da CAOP, e não COAP como insiste em designar. No entanto, se os senhores fossem gente séria, que já vi que não o são, imediatamente, e sabendo toda a História de Moimenta e de Espinho, deveriam ter resolvido a situação. Não o fizeram. Aproveitaram a situação de um erro em proveito próprio. Mais tarde veremos se se trata apenas de um erro ou algo mais. Na minha terra a isto chama-se usurpação. O roubo é usado em Direito para bens móveis, no caso, a maior parte são bens imóveis, então é usurpação. O Gabinete Jurídico do seu Mestre dar-lhe-á todos os esclarecimentos que necessitar.
Por fim, o Azevedo-Mor, pelo seu silêncio e indiferença, pela sua conduta que se deveria pautar por um presidente de toda a população do Concelho, o único adjectivo é INÚTIL. Porque, além da cobardia de enviar o seu acessor para os cornos do toiro, como se se estivesse cagando para os seus Munícipes, o senhor quando o presidente de uma Junta de Freguesia que não é da sua "côr" ou não faz parte dos seus paus-mandados, o senhor simplesmente ofende, tenta denegrir, e impossibilita ao máximo o trabalho dos mesmos. Mas eu entendo, há que tratar das bolas de berlim. Quando nos faltam as bolas, há que buscá-las a qualquer custo.
Por fim, e porque isto já vai muito longo, quando no Facebook referi a arquitecta responsável pelo Sector de Cartografia e Informação Geográfica, a Arquitecta Helena Van Zeller, não referi, propositadamente, que esta faz parte do CPC (Conselho de Prevenção da Corrupção) da Câmara Municipal de Mangualde, onde avalila o respectivo sector como não tendo sido identificados riscos. Não querendo insinuar nada, penso que isto requer uma reavaliação. Apenas pelo facto de haver já demasiadas Instituições a irem contra a Lei, e mais, até pelo facto reconhecido pelo Sr. Carlos Henriques, e por escrito, que a zona da Estação de Moimenta é administrada por Moimenta, mas que os dividendos são recebidos por Espinho. Eu tenho um nome para isto, mas fico-me por aqui.
Sei que o texto hoje foi demasiado longo, mas muito ainda ficou por dizer. Tudo ficará dito no dossier que vai sendo preparado com todos os elementos, não só aqui e no FB dados a conhecer, mas com novos elementos que será entregue a quem de direito.
Como tal, hoje fico-me por aqui, agradecendo a atenção dispensada, e com o bem-hajam de sempre, especialmente ao povo de Moimenta de Maceira Dão, porque se dúvidas houvesse, já não as há do que é vosso e de que tendes todos o direito, por todos os meios ao vosso alcance de defender o que é vosso, dentro dos termos da Lei Portuguesa.
Boa semana de trabalho, para quem o tenha. Para os que não tenham, inscrevam-se no PS, rapidamente terão um tacho, ou no Sporting, e terão um Wok chinês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.