domingo, 8 de maio de 2011

Hora de acordar e levantar

Pois bem, o fim de semana já vai a meio e a austeridade ainda mal começou.
Confesso que não tive muita paciência para ler resumos das contrapartidas para quem nos "veio ajudar", muito menos paciência para ouvir discursos. O único discurso que, ainda, tive paciência para ouvir foi de Sua Excelência o Presidente Cavaco Silva. Ainda é dos poucos que merece um pouco do meu respeito, embora não total concordância. Mas vamos por partes.
Já me debrucei tanto, que ía caíndo, sobre a tal "ajuda" que as instituições internacionais nos vêm dar. Ajuda? Não! Eles vêm ganhar dinheiro connosco. Disso ninguém duvide. Basta ver os lucros do FMI, ainda sem o empréstimo a Portugal. Por isso não me venham com tretas que são os benfeitores internacionais, e que vêm para ajudar os pobrezinhos, porque é a maior das mentiras. Eles vêm ajudar a cambada de malandros que nos colocaram à beira do abismo, ou até mesmo já em queda livre e sem pára-quedas.
Há dias, alguém que me habituei a admirar ao longo dos últimos anos, o criminalista Barra da Costa, colocou o dedo nas feridas ao proferir duas afirmações que me deixaram a pensar (pouco, mas a pensar). Primeira que temos "quadrilhas políticas" e a segunda que o que vivemos não é uma democracia, mas sim uma ditadura das tais quadrilhas políticas. Mais ou menos foi isto o que foi dito. E, sinceramente, quanto a mim é a mais pura das verdades.
Eu gostava, um dia, de poder votar em pessoas, ou seja, quero fulano A para Primeiro-Ministro, B para Ministro das Finanças, C para a Educação e por aí fora. Mas a única solução que me dão são Partidos. Quais quadrilhas que se têm de alimentar à custa da máquina do Estado e dos bolsos de todos nós.
Quanto ao discurso do Prof. Anibal, ouvi atentamente a parte que temos de poupar, comprar produtos nacionais, exportar mais e importar menos. Aqui é, como se diz na minha terra, que a porca torce o rabo. Poupar como? Será que o Professor tem a noção que a maioria dos portugueses tem um rendimento per capita miserável? E que para simplesmente sobreviverem têm de fazer das tripas coração, em expressão popular, quanto mais poupar?! Quanto ao consumir produtos nacionais estou perfeitamente de acordo, desde que estes venham de Cooperativas que saibam onde se situam, e que os preços sejam mais competitivos. Eu até tento comprar produtos nacionais, mas se os internacionais ficam a metade do preço, por mais vontade que tenho, tenha lá paciência!
Depois, como vamos exportar mais e importar menos, se o que produzimos não chega sequer para quem reside em território nacional? Mas sabem porquê? Porque nos deixámos ir na "cantiga" da Comunidade Europeia das quotas agrícolas e de pescas, porque deixamos os "crâneos" deste País sairem para trabalhar noutros Países. Façam um estudo da quantidade de patentes a nível mundial, registadas, onde aparecem cientistas (e não só) portugueses, mas trabalhadores no estrangeiro. Porque não se investe em Portugal em Investigação e Desenvolvimento? Mas com cabeça!
Depois acho engraçado o aumento do IMI, das casas, para desincentivar a compra de casa própria, por causa do endividamento dos portugueses. O endividamento reduz-se aumentando o rendimento, para possibilitar o pagamento do tal endividamento. Dificulte-se sim a compra de bens supérfulos e os créditos aos mesmos. Mas ao se cortar o acesso a casa própria, voltamos às Máfias instaladas no nosso País. Vejamos, diminuindo a possibilidade de compra de casa, o mercado de arrendamento terá obrigatoriamente de começar a mexer, e consequentemente a crescer. Quer dizer que quem tem dinheiro, mais dinheiro faz. Quem não tem casa própria, passa uma vida a pagar para outro ter várias casas próprias. Será lógico? Para mim só num esquema MAFIOSO tem a sua lógica, caso contrário, nenhuma.
Cortes no subsídio de desemprego?! Até sou a favor que se acabe com ele. Desde que se crie emprego para todos. Aí, não há necessidade de subsídios de desemprego!
Muita coisa está mal, muita mesmo! Porque raio do dinheiro que vem e que nós todos vamos pagar, parte dele vai para a banca, que já tem milhões de lucro todos os anos? Depois venham dizer-me que não são mafiosos!
Há quem diga que é tempo do Povo acordar. Eu concordo, o pior é que quando acordar vamos ver quanto tempo demoram a se levantar! Até lá caminharemos mais para o fosso! Temos uma sociedade informada mas letárgica. Não é por falta de informação, é por falta de empenho!
Até lá, bem-hajam e aproveitem bem o fim de semana, tenham ou não casa própria, estejam ou não endividados. Lembrem-se que por mais mafiosos que sejam quem vos governa, só o serão até quererem. E quando acordarem levantem-se, porque o Sol vai alto. Bom resto de fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.