quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conclusão do assunto Bispo

Vou terminar por aqui o tema da visita do Bispo. Até porque os comentários que foram deixados, e tudo o mais que foi argumentado é mais que suficiente para, quem tenha o mínimo de percepção, se aperceber do que se passou e se está a passar. Por isso, este post, para mim, vai encerrar o assunto da visita do Bispo.
Não me vou dar ao trabalho de referir dados nem referências. Quem quiser que procure que, sinceramente, não me vou dar a esse trabalho.
Mas em jeito de conclusão, para mim na minha bacoquice as conclusões são simples. Aqueles que se referem a mim como cobarde, etc., aceito a referência. É que tenho de me colocar ao mesmo nível que vós, afinal comentam como anónimos ou com nomes falsos, logo estamos no mesmo patamar. Objectivo conseguido. É a mesma forma de que quando nos colocamos de cócoras ou sentamos para falar com uma criança, para nos colocarmos ao mesmo nível delas.
Aos que me mandaram trabalhar, tenho a informar que cumpri a vossa pretensão. De todas as formas, obrigado por me terem lembrado que era dia de trabalho.
Quanto ao resto, vou tentar não me repetir muito. Não sou mandatário do Bispo para o defender. Se tem acessores que aceitaram a sua recepção numa passagem de nível, o Bispo e os acessores que respondam por isso, não sei o que se passou nessas reuniões, por isso, não me posso pronunciar. No entanto, continuo a afirmar, os responsáveis da Junta de Espinho que não sacudam a água do capote, porque em primeira instância são os culpados. Não se recebe uma individualidade como o Bispo, numa passagem de nível. E o facto de ser ali, não foi inocente. Quanto ao resto, quem quiser que peça explicações ao Bispo ou aos acessores. Eu até sou agnóstico, não tenho religião, tanto se me dá!
Agora, o que me chama a atenção é a referência à divulgação no blogue Espinho-NET. A minha posição sobre este blogue não é sequer nenhuma, e por ele apenas o Sr. Carlos Henriques poderá responder, se assim o entender. Acho que em certos aspectos faz um trabalho notável de divulgação da sua freguesia, mas não faz do blogue mais sério, por inverdades que já publicou, até pelo facto de pertencer à Assembleia de Freguesia de Espinho. Orgão que também, se fosse sério, poderia propôr a resolução do problema. Mas também não lhes interessa. Mas pelos comentários, o que insinuam é que a divulgação da agenda do Bispo, que eu dei conhecimento na devida altura, sinceramente não sei se aqui se no Facebook, era do conhecimento de pessoas de Moimenta de Maceira Dão, mas insinuam que essa divulgação foi feita com o intuito de usar o Bispo e a população de Moimenta, talvez para uma manifestação talvez menos pacífica. Qualquer pessoa com um QI igual ou superior a 10, consegue perceber isso dos comentários. E a intenção, pode não ter sido a do Sr. Carlos Henriques, mas foi-o da parte dos responsáveis de Espinho, a de uma tentativa perfeitamente estúpida de causar tumultos, que lhes trouxessem alguns pontos.
Quem me acusa de incendiar as hostes, têm toda a razão. Sabem porquê?! Porque, já o referi em post recente, o problema, aliás, os problemas que são vários, é que enquanto se mantinha tudo nesse triangulo e mais ninguém sabia, os mafiosositos da treta que pululam por aí faziam o que queriam e gozavam as pessoas. A partir de que a divulgação passou a ser maior, num campo que não conseguem controlar como controlam no Concelho, a situação tornou-se incomodativa para muita gente.
Mas o que mais estranho, é que se são tão maus, tão mafiosos e até sabem onde estou, então?! Qual é o vosso problema? Ou será que é mais fácil e conveniente ameaçar idosos, ou enviar facturas totalmente absurdas com roubos aos mesmos de contas de água, que qualquer papalvo vê que, das duas uma, ou é erro ou roubo. Cabe à Câmara decidir, se reconhece o erro ou continua o roubo. Não me vou pronunciar.
Também queria fazer a tal ressalva que tenho vindo a fazer: uma coisa são as pessoas da Junta de Freguesia de Espinho, sejam os que comandam, seja a oposição, outra coisa é a população. Assim como a maioria da população de Espinho é gente séria, e se sente incomodada com a bosta de Junta de Freguesia que têm, também sei que os Moimentenses são gente de bem e honesta. Atenção, que quando me refiro a Moimentenses, refiro-me aos sérios, porque também há por lá gente mafiosa, oh se há! Mas o seu a seu tempo "Roma e Paiva" não se fizeram num dia!
Quando alguns me acusam de fazer a apologia do Sr. Candido Ramos enquanto presidente, desenganem-se. Reconheço o seu trabalho, assim como qualquer pessoa séria o terá de fazer. Goste-se ou não dele, seja-se ou não do partido dele. No entanto, penso que tem uma qualidade, que infelizmente nos dias que correm é um defeito grave, e já tive oportunidade de o afirmar a pessoas próximas do mesmo. É que ele é demasiado honesto e sério para ser político. Como Presidente de Junta, a meu ver, não tem rival na região, e poucos no País. Como político, como alguns o acusaram de ser um "habilidoso", infelizmente ou felizmente, dependendo do ponto de vista, não o é. Este habilidoso depreciativo, é necessário para se "confrontar" com gente como os responsáveis de Espinho. Infelizmente é o mundo em que vivemos. Mas dá-me a sensação que o Presidente de Moimenta, é tão politicamente correcto, e quer fazer tudo dentro dos limites da seriedade, que acaba por pecar por não ter a tal habilidade. É uma virtude para ele, mas um defeito, infelizmente note-se, nos tempos que correm.
Continuem a chamar-me cobarde, de não dar a cara por medo, ou por qualquer outro motivo. A minha posição não muda. Ah, e outra coisa, aquela velha máxima de "quem não se sente, não é filho de boa gente", a mim não se aplica. É que de gentinha como tenho visto, é o mesmo que passar por um caniche e o ouvir ladrar!
Como tal, para mim, este assunto do Bispo está mais que encerrado. Para mim, e penso que não só, mas apenas falo por mim, agora e sempre, ficou provado as más intenções de toda esta escumalha e o uso do Bispo para o mesmo. Se este se tocou com os comentários e com o que se passou que se pronuncie se achar necessário. No entanto, a quem usou esta artimanha, não se esqueçam que foi a mesma artimanha que tramou o Soares Marques, o usar o nome de Deus em vão, que tão bem foi aproveitado pela Comunicação Social de Mangualde e arredores, numa estratégia do Azevedo, numa zona de gente tão católica. O vosso mal é igual ao do Hitler. As tropas alemãs perdem as batalhas na Russia exactamente da mesma forma que Napoleão as tinha perdido. Sem tirar nem pôr. É o que dá não se saber História e não se aprender com ela.
Quanto a virem dizer que é por eu incendiar as pessoas que o assunto não se resolve, não tenho essa opinião, mas calar-me-ei quando as pessoas que considero em Moimenta mo pedirem. Até lá, meus amigos, ainda só temos uma fogueirinha. Porque quando eu quiser um incêndio, poderei começar pelas, tão em moda, parcerias público-privadas, pelas praias, etc. Mas deixemos isso para outras alturas.
Bem-hajam a todos, aos Moimentenses que continuam a ter paciência para me aturar e aos do outro lado da barricada pela ajuda preciosa que têm dado em nome da Justiça neste caso de Moimenta. Vão pra dentro antes que chova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.