terça-feira, 3 de maio de 2011

2 de Maio - Queda de Bin Laden e Alcafache-Gare

Perguntarão os menos atentos. Que tem Bin Laden a ver com Alcafache-Gare. Respondo: Nada. A não ser o facto de os dois terem caído no mesmo dia.
Primeiro que tudo, embora não me costume alegrar com a morte de ninguém, confesso que suspirei ao ouvir a notícia da morte do sucessor de Hitler, em termos de maldade. O Inferno ficou mais cheio, a Terra ficou mais calma. Nada mais a dizer em relação ao Osama, por ora.
Quanto a Alcafache-Gare, cabe-me fazer algumas considerações, e ao portal Espinho-NET, na sequência do que tenho vindo a publicar.
Consultei o portal Espinho-NET, que antes de mais quero deixar uma referência, porque em termos gerais considero um bom trabalho em prol da Freguesia de Espinho, da parte do Sr. Carlos Henriques. Disso eu não tenho dúvidas. Como sempre referi, o meu blogue não tem o dever nem o direito de servir de referência a nada nem a ninguém, não o pretende nem nunca o pretendeu fazer. No entanto, o portal Espinho-NET diz, e bem, que pretende ser uma referência para a freguesia. Acho que o deve ser e que o trabalho deve ser prosseguido seriamente e com rigor. Nalguns, até mesmo na maioria, o Sr. Carlos Henriques tem-no conseguido, noutros nem por isso.
Tenho também de felicitar o responsável pelo portal por ter tido a lucidez e sensatez necessária ao ter retirado a referência a Alcafache-Gare e também de ter colocado, ainda que "a meio gás", porque diz pertencer à "localidade", a Cooperativa Agrícola e entre parentesis Moimenta de Maceira Dão. Disto eu tenho que o felicitar, não é para qualquer um reconhecer publicamente os seus erros. Digo erros, porque num portal que deve servir de referência, havendo contendas entre partes, nunca se deve usar nenhuma das designações, ou especialmente não usar a mais recente para se referir a algo, até a situação estar sanada. No entanto, temos o reverso da medalha.
Diz no Facebook que durante a campanha eleitoral aturou insultos e enxovalhos que poderão parecer normais, mas não o são. Nisso, meu caro, estamos perfeitamente de acordo. A política tornou-se algo reles por isso. As pessoas que não têm projectos optam pelos insultos e enxovalhos. O mesmo se passou com o Presidente da Junta de Freguesia de Moimenta de Maceira Dão, e acredite ou não, por parte do actual Presidente da Câmara, veja lá. Alguém tão nobre e sério. Atenção que não estou a condenar o Sr. Carlos Henriques por apoiar o João Azevedo, longe disso. Acredite que respeito a sua opinião, embora possa ou não concordar nalguns pontos com o presidente da Câmara, mas defendo acima de tudo a liberdade de escolha e expressão.
No enanto, diz ainda no Facebook, que, e permitam-me citar do Sr. Carlos Henriques: "não posso aceitar que o meu nome seja associado na imaginação de alguns, a actos ou ideias da qual não tenho a menor responsabilidade, nem conscientemente as procurei.". Aqui tenho de responder: não é na imaginação de alguns nem de muitos, é e foi na realidade.
Relembro-o que apesar, e vamos por ora assumir que foi um erro, o erro das delimitações feitas pelo IGP foi aproveitado pelo PS de Espinho, faz parte do projecto de campanha eleitoral para as últimas autárquicas, a criação da povoação de Alcafache-Gare. Isto era bem observável no antigo portal de Espinho do PS. Nunca antes se ouviu tal coisa, e a proposta ou imposição, como se queira chamar, foi da responsabilidade desse portal. Agora, quem era o responsável desse portal e desse programa que se justifique, mas acredite que não foi imaginação de ninguém. Por fim, relativamente à frase em questão, quando não se quer ter responsabilidade não se pactua com algo que não existe. Em lado nenhum está escrito a criação da povoação de Alcafache-Gare, como tal ao assumi-lo no portal de referência, torna-se responsável também pelo facto.
Depois, o problema está todo a ser mal visto, porque como já referi várias vezes, e não só eu, isto não é um problema político-partidário, é um problema, além de Justiça, um problema de pessoas. Ou são ou não sérias, independentemente de serem do PS ou do PSD. A prova, é como o meu amigo há-de concordar, e todos concordam, as duas freguesias são PSD, a minha questão é porque é que o Presidente de Espinho cumpre o programa do PS. Não entendo, mas já é sabida a minha falta de compreensão. O problema que urge é a Justiça.
Resta-me terminar por hoje, dizer que apesar de me congratular com o facto do gesto de honestidade do Sr. Carlos Henriques de retirar as mentiras do portal, não vai fazer com que os Moimentenses abrandem ou relaxem a sua luta. Até porque muito há a fazer, especialmente por parte da Junta de Freguesia de Espinho. Se os responsáveis autárquicos, seja de que partido forem, fossem sérios, a questão nem se punha. Um erro do IGP não deveria ser natural, mas poderia até ter acontecido, no entanto, se na planta da minha casa, vier por engano a sala do meu vizinho, imediatamente me dirigirei às entidades competentes para reparar o erro. É uma questão de seriedade, não preciso entrar em acordo com o vizinho. Mais, a proposta de Moimenta até é generosa demais ao delimitar pela linha de caminho de ferro, pois todos sabemos que os verdadeiros limites não são esses. Mas eu sei que valores mais altos se levantam e há que manter a linha o mais perto possível da Rua Estação Fruteira. Mas isso fica para depois.
Bom resto de semana a todos, e durmam mais descansados. Bin Laden foi-se, Alcafache-Gare por ora também, o resto virá por acréscimo. Agora, vou apontar baterias à Cooperativa. Acho que haverá muito a "bisbilhotar" por lá. Bem-hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.