sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais uns Moimentos

Nas minhas muitas deambulações pela internet, descobri que Moimentos existe. Quando me veio à lembrança o nome, foi uma tentativa pobre do trocadilho com os "Momentos Danone", a criação do Moimentos Daonona. Só hoje, é sabido que sou de compreensão lenta, descobri que existe uma localidade Moimentos. Esta situa-se no Distrito de Beja, Concelho de Almodôvar e Freguesia de São Barnabé. Isto se a informação estiver certa. É que nas minhas últimas buscas nem todas as informações estão correctas. Como tal já não sei em que acreditar. Mas aproveito desde já para saudar a população de Moimentos, e desculpar-me por usar o vosso "nome" em vão, mas agora nada a fazer.
Nessas buscas também já encontrei a Cooperativa Agrícola de Mangualde, vulgo Estação Fruteira, no sítio certo, ou seja, em Moimenta de Maceira Dão, em Alcafache-Gare, que todos sabemos que só existe na mente de alguns iluminados, e até nas termas de Alcafache. Há mapas na internet que situam a Cooperativa exactamente onde são as termas.
Mas eu pessoalmente acho que há um grande responsável por toda esta situação: Tolkien, o autor do Senhor dos Anéis. Tolkien, é sabido, na sua saga criou um mundo virtual, que não existe, povos que não existem, nem nunca existiram e criou um conto em volta de toda um novo tipo de ficção onde nada se baseia no real. É o caso de Alcafache-Gare, local semelhante ao da saga de Tolkien, mas com a única diferença que a única coisa que parece existir é a Cooperativa Agrícola.
Isto em nada prestigía a empresa, porque além de se associar a nada, ou seja, algo que não existe é nada, desinforma potenciais clientes e fornecedores, dizendo que está num local e está noutro. Algo que só poderia mesmo acontecer em Portugal.
Não me espanta que da parte da Câmara nem uma palavra sobre o assunto, é sabido que o Presidente tem uma vida muito ocupada. Segundo as últimas previsões meteorológicas, se se despacharem a construir a praia, só precisam do sal, porque vai cair muita água e poupam a ida à praia real buscar a mesma. Aliás, um aviso a todos os munícipes, se precisarem de algo comprem um pin do PS, e vão à Câmara pedir. É que, segundo me constou, se assim não for vão pelo mesmo caminho que vieram. É que o presidente, que deveria ser de todos os munícipes, parece que é só de alguns. É que nem um fiozinho eléctrico vão conseguir, vão por mim!
É lamentável, mas é o espelho do País. Estou farto de o referir. Moimenta de Maceira Dão é o reflexo de todo o nosso País, são invadidos pelos vizinhos, o País pelo FMI e máfia de banqueiros sedentos de dinheiro. Quem quer fazer algo de positivo vê-se barrado porque não pertence à côr dos que supostamente estão acima na escala do poder. É um pouco o que se passava há anos com o mercado de escravos. Se fossem brancos tinham tudo, se fossem pretos dormiam no chão. Esta é a prova que certas pessoas, especialmente as ligadas ao "poder" nunca evoluiram desde a Idade Média, nem sequer percebem que o que façam em prol das povoações do Concelho é fazer aquilo para que são pagos. Neste caso, como em muitos, assim não é. Só uma palavra me surge para definir tal situação, algo que lhes falta: VERGONHA!
Resta-me terminar por deixar a pergunta: que legado queremos deixar às próximas gerações? A geração cobarde que se limitou a seguir como carneiros os "pastores" que se foram enchendo ao longo dos anos, ou a geração que arregaçou as mangas e deixou dos maiores legados na História de uma região ou de um País? A verdade é que gente que arregaça as mangas e faz algo pela sua gente, como o Sr. Candido Ramos, passam a vida a encontrar muros, muralhas e obstáculos. Cabe-nos a todos comportarmo-nos como carneiros, ou então, juntarmo-nos e enfrentar esses muros, muralhas e obstáculos, e orgulhosamente acompanhar quem trabalha e trabalhar com ele.
Bem-hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.