sexta-feira, 22 de abril de 2011

Aos Moimentenses... e portugueses em geral

Meus amigos,
Decidi dirigir-me neste momento ao povo de Moimenta de Maceira Dão. Não a todos, apenas ao povo. Eu explico: não me dirijo àqueles que vivem dos interesses políticos ou dos tachos (excepto cozinheiros), ou  que se movem em prol de interesses superiores, mesmo contra os seus próprios. Esses são os traidores, e, neste momento, não me dirijo a traidores. Dirijo-me ao povo de Moimenta de Maceira Dão, aos Moimentenses.
Confesso que me tem vindo a entristecer, de há uns tempos a esta parte, que a luta das pessoas da vossa nobre aldeia passe apenas por algumas pessoas. Como já o disse não me refiro aos traidores e tentáculos do polvo que vivem de tachos partidários ou de amigos, refiro-me aos reais Moimentenses.
Posso até estar enganado, mas tudo o que tenho visto é um grupo de pessoas a lutar pelos interesses de muitos, enquanto esses muitos vivem letárgicos. Eu compreendo que na mente de alguns passe a ideia de que não é nada convosco, noutros que foram "ameaçados" que impere o medo de fazer seja o que for. No entanto, tenho a dizer-vos que isto tem tudo a ver convosco, porque é do interesse geral de toda a população.
Não tarda, de hoje para amanhã, alguém vos entra pela casa dentro reclamando a posse da mesma. Não se admirem que isso aconteça, pois o mesmo já se passa no limite da vossa freguesia. E isto leva-nos a que tudo isto ultrapasse em muito as fronteiras de Moimenta de Maceira Dão. O País está a ser invadido e o Povo continua letárgico, seja porque uns lhes interessa essa invasão, outros por medo do que lhes possa acontecer, outros ainda porque acham que se devem resignar às situações.
Mas nada disto tem de ser assim. Na História da Nação Lusa sempre que o povo se uniu em torno de causas justas essas causas foram ganhas. Vencemos grandes Impérios, grandes invasores, onde provámos que os grandes afinal somos nós.
É nestas alturas que as pessoas se têm de juntar, não se deixarem levar por ameaças parvas de gente que vivem sob as asas de supostos "poderosos", porque de Poder não têm nenhum. O poder de uma população reside em si mesmo.
Aquando dos Censos ameaçaram-vos com a polícia, com multas exorbitantes. Tudo por medo, tudo querendo aproveitar a falta de esclarecimento das pessoas, porque sabem que se o Povo se unir, terão um grande problema entre mãos.
Não estou a apelar a revoltas populares, pelo menos por ora, apenas apelar à união das pessoas em torno de um bem comum. Pode parecer irrelevante a nível nacional ou planetário, mas é uma questão de princípios. As nossas raízes, sejam elas onde forem, têm de ser preservadas, tal como uma árvore sem raíz não perdura, morre à nascença. É hora, penso eu, de fortalecerem essas raízes e se unirem em torno do bem comum.
Esqueçam os interesses partidários, esses não interessam para nada, só servem quem vive à sombra deles. Olhem para a vossa aldeia hoje e lembrem-se de como era há 10 ou 20 anos. Olhem para o que têm o direito e acima de tudo o dever de defender. É a vossa honra, a de todos que está em jogo.
Quanto aos que habitam em Moimenta mas que fazem parte desse bando de tachistas e traidores que apenas se movem por interesses pessoais ignorando o vizinho do lado, apenas uma palavra: Vão Bugiar!
Bem hajam! E, uma vez mais, Boa Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.