segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia da Liberdade... não da Libertinagem

Estimados concidadãos, como se impunha, não podia deixar passar em claro o Dia da Liberdade. Muito tem sido dito e escrito, e como todos sabem, não é este o blogue correcto para servir de referência seja ao que for, e as minhas opiniões valem aquilo que valem.
No entanto, um direito Constitucional que me assiste é de expressar a minha opinião, e como tal assim o decidi fazer.
Hoje passaremos o dia a ouvir muitos discursos, a ver muitos cravos vermelhos, muito fogo de artifício. Mas, na realidade, não estamos a festejar nada. É verdade, ou melhor, não sabemos muito bem o que festejamos, mas a malta quer é festa!
Embora não tenha vivido no Estado Novo, conheço alguma da História, da mesma forma que não vivi no tempo do D. Afonso Henriques e sei que foi o 1º Rei de Portugal. Pelo pouco que conheço, é sabido o pouco letrado que sou, dia 25 de Abril de 1974 marcou o ponto de viragem da Ditadura para a Liberdade. Até aqui muitos concordarão, mas eu não! Para mim, marcou o ponto de viragem da Ditadura e do Fascismo para a Libertinagem. Houve um breve período de Liberdade sim, mas só até os que se mantiveram cobardemente na rectaguarda saltarem para a ribalta e tomarem conta de tudo como heróis da Revolução.
Os mais novos conseguem dizer o nome de 4 Capitães de Abril sem consultar o google? Mas os nomes de Spinola, Mário Soares, etc., conhecem-nos sobejamente. Não se choquem! Os que sabem o que se passou entendem o que quero dizer, os que não sabem, procurem saber. Não é aí que quero chegar. Onde quero chegar, é que se passou do nada ao tudo, ou do tudo ao nada num ápice. Tivemos o mérito, ou talvez o demérito, de fazer uma Revolução sem sangue (praticamente), onde as balas foram substituídas rapidamente por cravos vermelhos, fruto de uma florista do Largo do Carmo que começou a colocar os seus cravos nos canos das metralhadores dos militares de Abril. A mim, ao ver as imagens e sem tirar o valor intrinseco da coisa, parece-me mais uma parada que uma revolução, mas isto é apenas uma opinião muito pessoal.
Cabe lembrar, que logo após a tomada do quartel do Carmo pelas tropas do MFA, e só quando este estava tomada, o General Spínola entrou e tomou conta da situação. Começou aqui, para mim, o ponto de viragem. Até pode ser que não seja assim, não sou historiador nem analista, é apenas a forma como vejo as coisas. Depois veio o regresso de Mário Soares, que tinha fugido para França, que volta como herói da Revolução?!?!?!?! Mas herói de quê, quando, como, porquê? Porque fugiu e foi lá para fora dizer mal do Regime? Ok, tudo bem!
Nos últimos 37 anos temos visto um escalar da gatunagem a tomar conta do Poder. Primeiro muito discretamente, ainda se fazia pela calada, até que ultimamente é de bradar aos Céus a quantidade de boys que se têm apropriado do Poder neste País. Mas seja de que partido forem. Estão uns anitos no Poder, colocam tios, primos, pais, vizinhos, o cão e o gato em tudo o que é lugar, depois saem com grandes indemnizações e vão para empresas públicas sacar o nosso dinheiro para contas off-shore e para vidas de luxo. Isto é Máfia Organizada, pura e dura! Estamos a ser digiridos de há muitos anos por uma cambada de Mafiosos, piores que os Sicilianos! Claro que há raras excepções, embora normalmente esses não durem muito!
O ultimo, e que nos habituámos a gostar de malhar, é o suposto engenheiro. É que foi falcatrua atrás de falcatrua, desde o não ser engenheiro, passando por TVIs, Freeports, etc. etc. etc., até às tais nomeações que fez ainda antes de se demitir. Mas Oh Zé, tás a gozar comigo? Então o País tá em contenção e tu vais nomear quase 200 pessoas, entre nomeações e promoções, quando congelas carreiras, salários, dás ordens para não se fazerem exames a doentes nos hospitais para reduzir a despesa, e se morrerem até é bom que é menos despesa para a Segurança Social?! Tu que tens 10 motoristas e carrinhos novinhos em folha?! Sabes qual é a tua sorte oh Zé?! É que como dizia o Pinheiro de Azevedo, o Povo é sereno! Mas não é preciso ser analista, nem psicólogo, nem merda nenhuma para ver que o Povo anda farto de gente da tua laia e da laia de outros que pululam por aí. O Povo está prestes a explodir, só precisa de um detonador.
O Povo anda farto, como o povo de Moimenta de Maceira Dão da merda de governantes de freguesias vizinhas e de pressupostas Câmaras Municipais que se estão cagando para eles e usurpam o que levaram anos a construir, com suor e muito trabalho por um bem comum. Sim, é território nacional, é de todos, mas acima de tudo são as raízes de alguém que querem arrancar a todo o custo.
Se puderem passem um dia pela Assembleia da República, só poderão ir ao espaço reservado ao público, mas é o bastante para ver a quantidade de parasitas que pulula naquelas bancadas e por aqueles corredores. Alguns trabalham, é verdade, mas a grande maioria está para sacar o máximo e para não fazer porra nenhuma. Mas têm Imunidade Parlamentar, podem cometer os crimes que quiserem porque são Imunes, devem levar uma vacina quando entram no Poder. Mas Imunes porquê?! A que propósito?! E obviamente, nunca a Imunidade será levantada, porque os outros são ladrões iguais a eles, e a Máfia protege-se uns aos outros.
A Liberdade porque os Capitães lutaram em Abril, desvaneceu-se ainda antes do final do mesmo mês! Mas há muito tempo que muita gente vem avisando que o País se está a tornar um barril de pólvora, que o Povo está farto de tanto político da treta, que nem a porcaria de um curso conseguem acabar. Não por não terem posses, ou serem obrigados por contingências da vida a ir trabalhar, mas porque vivem da família "cunha"! E não é só no Estado, mesmo nas privadas. Qualquer menina bem feitinha, mesmo que não saiba ler nem escrever passa à frente de gente formada e capaz. E, por favor, não me venham pedir exemplos, que eu não regulo bem da marmita como se costuma dizer. Até mesmo no próprio Concelho de Mangualde, que é o que nos une neste blogue e no FB! Por isso, não me venham pedir explicações, porque eu as dou, ui se dou!
Finalizando o desabafo, que vai longo, e palpita-me que sem grande sentido, cabe-me dizer que comemoremos a Liberdade e condenemos a Libertinagem, e que saibamos distinguir entre uma e outra. São coisas totalmente diferentes, e actualmente vivemos numa libertinagem atroz.
Uma ultima palavra aos parasitas da Junta de Freguesia de Espinho e da Câmara de Mangualde, para que das duas uma, ou se instruem ou demitam-se. É um favor que fazem em prol do bem Nacional. Sabem o que vos fazia bem? Aprender com o Presidente da Junta de Moimenta de Maceira Dão. Sim, o Homem fez mais pela sua Freguesia nestes anos, que vocês alguma vez farão numa vida inteira. E não me venham com histórias de tachos, porque todos sabemos a miséria que um presidente de Junta ganha, numa freguesia daquelas dimensões. O Senhor Cândido Ramos, tenho pena que seja político, porque não merece tal estatuto, está acima disso, tem sido um Senhor, e todos sabemos a sua História à frente da Junta. Não vou contar nada que não sabeis já, de alguém que está sempre no terreno, como dizem os americanos 24/7, 24 horas por dia, 7 dias por semana, muitas vezes quando poderia disfrutar da sua vida familiar, esteve sempre presente quando os seus concidadãos precisaram e tem lutado contra ventos e marés para manter Moimenta de Maceira Dão, mesmo desde que aquele Azevedo o tenta ignorar após o ter insultado, porque é a única coisa que pelos vistos aprendeu no ISCE, e pensa que ainda anda a lidar com criancinhas!
Aos Governantes Nacionais, cuidado, o Povo está cada vez mais alerta, não se esqueçam que até já vai faltando dinheiro para as autoridades, além dos salários vão faltando meios e está-se a exigir coisas inumanas, como tal, acordem. E tu Zé, pseudo-engenheiro da minha alma, ganha juízo e vai lá acabar o curso, e deixa-te de falinhas mansas, porque não és o querido líder de ninguém. Aos líderes da oposição, tenham tomates para lutar contra o sistema, ou acabarão como o Zé!
Não usarei cravo hoje, porque acho meio abichanado, apenas por isso. Sou a favor da Liberdade... mas totalmente contra a Libertinagem e a Ladroagem!
Bem hajam. Como se costuma dizer 25 de Abril sempre, Governantes de merda nunca mais!
Tenho dito, aproveitem o feriado.

2 comentários:

  1. Fico sem palavras para descrever este texto, mas fico sem palavras porque não há mais a dizer, está tudo lá e em Português, só não entende quem não " quer " entender. Viva a Liberdade e as pessoas honestas deste País, pois ainda andam algumas por aí. Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. O Povo pode andar farto, mas parece-me mais que ande com medo. E agora pergunto eu, mas medo de quê e de quêm?
    Se os nossos politicos não praticassem uma politica tão porca e são não ouvesse tantos interesses, acredito que o meu pais estaria muito melhor. Felizmente que não são todos, ainda existem políticos honestos, bem como pessoas por este pais fora.
    Viva a Liberdade e a Democracia, Viva o 25 de Abril!
    Ah e já agora, Viva Moimenta de Maceira Dão e um Obrigada muito especial, às pessoas de garra que fizeram de Moimenta de Maceira Dão, o que ela é hoje.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.