quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aproveitemos o calor

Aproveitemos o calor, enquanto a chuva não volta, e vamos dar mais um passeio à praia. A que praia? - perguntam. A qual havia de ser?! Que raio de coisa!
Pronto, dizem alguns, lá vai ele voltar ao mesmo. E não é que vou mesmo?! Mas antes, permitam-me duas coisas. Em primeiro lugar, e falando muito a sério, faço votos para que a praia em Mangualde seja um sucesso, e que eu seja obrigado a engolir as minhas palavras. A sério que faço. Não desejo mal, nem ao Executivo Camarário e muito menos ao Concelho. Embora ache que há coisas aqui que não me parecem aquilo que alguns vieram criticar no post inicial da praia. Em segundo lugar, deixo o tal, e habitual, link de apoio. Tem 8 minutos e picos, mas podem ir saltando se quiserem, só serve para suportar algumas ideias:

http://www.youtube.com/watch?v=Ehx7DuuT2io

Primeiro é referido que Mangualde foi a cidade eleita para receber a Live Beach. Pois... eleita depois das 2 que recusaram. Tá certo.
Depois, passemos ao discurso do presidente da Câmara: Ideia original?! Sim, até porque o slogan diz "Estranho estranho era fazer praia no interior de Portugal", realmente estranho é. Depois assustou-me quando falou no impacto não só Nacional mas Internacional. Estava a ver que ainda ía fazer como o outro que ia buscar o jogador chinês. Ou neste caso ir buscar um nadador salva-vidas chinês! Mas não. No entanto, houve alguém que me veio criticar por falar na praia algo que iria dar emprego a Mangualde. Pelas palavras do presidente esse emprego é apenas sazonal. "Para estudantes do ensino superior ou não, residentes em Mangualde, ou fora dele.". Percebi a ideia! Tanto pode ser como não! No entanto, congratulo-me com o facto de juntar a Mangualde mais uma empresa privada que vai contractar pessoas para trabalhar. Só esperamos é que não funcionem como outras que só com algumas "cunhas" se consegue lá trabalhar. A ver vamos! Ah, e não me peçam talões para comprovar. Deitei fora,  porque não dava para pôr no IRS.
"O projecto vai deixar a Mangualde um Património que a Câmara não tinha capacidade financeira para o fazer!". Mas, do que conheço do Concelho, existe um Património riquíssimo que até poderia ser bem explorado, mas que percebo eu disso?! Adiante.
Também não percebi aquilo de "O espaço vai existir na zona nobre da cidade!". Veio-me logo à ideia os Passos do Concelho, ou o centro da cidade, mas não, vai ficar num enclave do monte da Senhora do Castelo. Claro que o Santuário é uma zona nobre, mas daí a ser a zona nobre da cidade...! Bem...! Ok!
Depois, como nem tudo pode ser mau, há que salientar, pelo bem, a reconstrução da Avenida da Senhora do Castelo. Aqui estou a falar a sério, já vai sendo tempo!
No entanto, o que me faz render ao projecto é o senhor que vende gelados e bolas de berlim! Isso sim, é de valor! É que praia sem gelados "Há frutóóóóó chiclate" e sem a Bola de Berlim, não é praia. Só falta mesmo os pacotes de batata frita, mas tenho esperança que cheguem!
Luis Jardim é que vai ficar responsável pelos espectáculos musicais e dinamizar o espaço. Mas se bem me lembro, aquando da apresentação em Lisboa, depois de tudo formalizado, já Luis Jardim punha algumas reticencias, e basta procurarem no Youtube, dizendo que os artistas nacionais estavam mais à mão, que também não tinha grandes possibilidades, etc. A ver vamos, também!
Segundo Rui Braga, o conceito é simples. Claro! Leva-se água, areia... e depois é esperar o cimento! Põe-se uma tela a simular o horizonte e já está!
Eu só não percebo é que a Live It Well tem 4 anos e Luis Jardim está com eles há 6. Mas deve ser Matemática Avançada!!!
No entanto, em jeito de nota final, a sério que faço votos para que seja um sucesso, embora tenha as minhas dúvidas, estarei disposto a gritar mea culpa se eu não tiver razão!
Até lá, espero ansiosamente pelo senhor das Bolas de Berlim... é que isto de escrever dá-me cá uma fome!
Bem hajam, vão pra dentro que à noite ainda arrefece um bocadito. Ah, e já agora, em jeito de apelo ao senhor presidente da Câmara, será que depois da praia construída podemos contar com a sua presença, assim a modos que para mediar a contenda de Moimenta de Maceira Dão?! Sempre pareceria bem, a ver se as coisas se resolvem, porque o mau estar dos seus concidadãos e munícipes é notório, como eu já disse, inclusivé de pessoas que além de ter o dever de ouvir, também votaram no senhor.
Cumprimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.