quinta-feira, 31 de março de 2011

Ser ou não ser... eis a questão!

Cá estamos de volta, naquilo que se tornou o nosso "muro das lamentações", já que nos dedicamos na nossa essência à nova faixa de Gaza.
E hoje gostaria de dizer basicamente que sou mesmo de compreensão lenta. Como é do conhecimento púbico, de quem visita este blogue, seja por curiosidade ou para tentar saber o que se passa no interior da faixa de Gaza Portuguesa, iniciei este blogue como uma simples brincadeira a propósito da nova Praia de Mangualde, onde teci algumas críticas ao presidente da Câmara de Mangualde. Mea culpa, mea culpa, mea culpa. Só após todo este tempo percebi que o projecto, além de arrojado é um projecto muito mais amplo e alargado como se possa à primeira vista pensar, senão vejamos.
Tomei a liberdade de consultar o perfil do presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo. Continuo a pedir desculpa por não o tratar por Doutor, mas em lado nenhum do resumido curriculum vitae de V. Exa. está referido qualquer doutoramento. Permita-me então que o trate por senhor (não Senhor).
Após ver que tem uma licenciatura tirada com todo o mérito, nem nunca o iria pôr em causa, sei que é licenciado por mérito próprio, não fez nenhuma disciplina ao Domingo nem por fax. Tem também uma pós-graduação em Administração e Planificação da Educação, que nunca também iria pôr em causa, tirada com todo o mérito, e o seu a seu dono. Mas o que me chamou a atenção foram os cargos desempenhados desde 1997, onde algumas pequeníssimas centelhas de luminosidade se acederam na minha mente, sim porque os meus neurónios são assim para o fraquito! Não, não vou falar porque foi membro (ou ainda possa ser) do Conselho Pedagógico do ISCE de Odivelas, porque se o foi, foi-o com o mérito devido, embora eu me questione porque não do de Mangualde, já que é um filho da Terra?! Mas isso não me diz respeito. A pequeníssima centelha de luz (foi mais como um flash daqueles de magnésio das máquinas fotográficas antigas) que se me acendeu foi o ser, ou ter sido não é claro, Acessor do Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária, do Ministério do Equipamento Social; bem como, Membro do Conselho Nacional Marítimo Portuário. Aqui fiquei confuso, não lhe tiro o mérito que possa ter, mas fiquei a pensar se alguém do interior do País não seria mais indicado num cargo que tivesse mais a ver com a sua realidade, onde seria certamente mais útil à região que o viu crescer. E depois percebi o porquê da praia, e acho que entendi o projecto na sua plena amplitude. Após a praia estar concluída deverá ser feito um canal navegável até à costa, que permite criar o futuro Porto Marítimo de Mangualde, onde atracarão as grandes embarcações e com os seus contentores poderão exportar os produtos da Cooperativa Agrícola de Mangualde, sita em Moimenta de Maceira Dão, e não como, por lapso certamente, está referido em Alcafache. Compreendo que a vista já não seja o que era, e os mapas são cada vez mais pequenos e é perfeitamente natural pensarmos que aquele ponto no mapa afinal é outro. Compreendi tudo perfeitamente.
O que ainda me falta compreender é porque sendo presidente da Câmara Municipal de Mangualde, em algumas questões não tem agido como tal. Nomeadamente em algumas questões que envolvem pessoas do Concelho que dirige, ou diz dirigir. Eu entendo que tenha uma vida ocupada, mas não será dever do presidente ouvir as populações em lugar de enviar outros, porque como deve saber a informação perde-se quando passa por várias fontes, e quem conta um conto acrescenta um ponto. Eu pensava que como presidente tinha um ordenado o que o "obrigava" a cumprir as funções na sua plenitude. Desculpe-me mas ainda vivo naquele mundo ilusório onde penso que as pessoas fazem o seu trabalho, mas estou a ser acompanhado a nível psicológico. Será que não tem o mínimo de interesse em saber o que se passa na realidade? Ou é apenas uma questão política, de que como não são da sua côr não interessam?! Segundo aprendi, infelizmente não com um dos meus novos amigos, chama-se a isso (discriminação pela côr) xenofobia. Mas posso estar errado!
Vi realmente que a página da Câmara, embora diga curiosamente Teste (será um teste a quê?!), foi corrigida e a povoação fantasma por ora desapareceu, mas não vi ainda mais nada que denote uma real preocupação com a população. É que sabe?! Alguma da população também votou em V. Exa., como tal é a eles também que está a abandonar. Sabe, o mal deste País tem sido precisamente esse: os partidos têm-se comportado como cartéis de, não queria dizer mas não me ocorre melhor termo, mafiosos! Onde a única preocupação é encher quem é dos nossos antes que a fonte seque. E digo isto, seja em relação ao seu partido ou a qualquer outro, BE, PCP, PS, PSD, CDS. Obviamente que há gente séria em todos e mafiosos em todos, e não lhe estou a chamar nem uma coisa nem outra, que fique claro! Mas, tenho para mim, que um responsável local deve ser isso mesmo responsável e local. São os nossos impostos que pagam os ordenados de toda a classe política, seja Nacional ou Local, como tal, ainda para mais um dirigente local deve ser isso mesmo, dirigente. Deve ouvir o que se passa, tomar conhecimento in loco, ouvir as partes, apresentar argumentos, soluções e não enviar terceiros, sem desprimor para com os mesmos, fazer o nosso trabalho. As delimitações têm contorno tão obscuros que talvez mereçam uma aprofundada verificação de como tudo se processou, seja que tenha sido feita por elementos de que partido foi, não me interessa minimamente.
Para finalizar, permita-me o abuso de utilizar uma frase de V. Exa.: Seja mais Presidente!
Tenho dito, vão até lá fora que hoje o tempo está ameno, mas não se constipem que os medicamentos estão pela hora da morte, e as comparticipações cada vez são menores.
Bem hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.