sexta-feira, 11 de março de 2011

As Novas Caraíbas

Vamos todos à Praia!!!

Só hoje tomei conhecimento, e reconheço a minha profunda ignorância e falta de informação, da criação de uma praia artificial em Mangualde!
Ao princípio pensei que ainda estava no Carnaval, que tinha parado no tempo. Felizmente, tenho acesso às novas tecnologias, olhei para o calendário e vi que o Carnaval passou! Menos mal! Talvez seja 1 de Abril, e seja apenas uma partida. Novamente uma olhadela para o calendário, estamos ainda nem a meio de Março. Então pensei: estamos em Portugal! Consultei as coordenadas no GPS e Xaram!!! Estamos mesmo!
Fiquei a moer no assunto, confesso que sim! A princípio pareceu-me uma ideia completamente idiota, mas que tenho eu a ver com isso?! Não sou de Mangualde, embora passe lá algumas vezes, tenho amigos, e felizmente amigas. E foi por isso que me comecei a preocupar com eles. Teria a insanidade invadido tão bela gente do interior de Portugal? Apressei-me a ligar para os números que tinha e verifiquei que o grau de insanidade não tinha aumentado. Confesso que alguns e algumas são meio malucos, mas isso é próprio da idade e de quem não tem muito por onde escolher. Depois pensei, só pode ser algum tipo de insanidade ou algum "pó" que ande no ar, lá nas bandas da Câmara. Com toda a certeza não teria sido ideia do Dr. João Azevedo, e espero que use o Dr. devidamente e seja realmente doutorado em algo. Se não fôr o caso não se preocupe, o seu Chefe também não é engenheiro e usa o titulo, por isso... além do mais Dr. qualquer um o é neste País, difícil é ser um Senhor!
Mas depois continuei a pensar no assunto, coloquei várias hipóteses, até mesmo a de que fosse um local para o armazenamento da água que a Câmara tem metido nos ultimos tempos, mas nada me pareceu verdadeiramente consistente para ser verdade. Até que se fez luz na minha pequena mente, de quem frequentou pouco mais que o ciclo preparatório e passa o tempo na net a criar galinhas no Facebook e a fingir ser o Presidente da Câmara no Cityville: o Presidente da Câmara de Mangualde é alguém muito à frente do seu tempo, é uma pessoa com visão de futuro, como mais ninguém em Portugal. Senão vejamos: é tido e sabido que o aquecimento global é uma realidade, que dentro de alguns anos (não sei quantos, porque como disse só tenho o ciclo preparatório) o nível das águas do mar vai subir, então o respectivo presidente adiantou-se, e já fica com a praia pronta! Só pode ser isto. Ninguém pode ser tão idiota ao ponto de ir construir uma praia artificial num local pelo Turismo, quando se tem dos melhores recursos naturais de Portugal: Gastronomia, Paisagem, Beleza Natural, proximidade da Serra da Estrela numa cidade privilegiada para servir de "backup" (esta palavra aprendi hoje!) turístico para valorizar a Serra e todo o meio envolvente. Ninguém podia ser tão idiota. É preciso ser gente com visão para se lembrar de uma destas, e depois, ser "hábil" ao ponto de convencer as pessoas que não vai custar nada, o investimento é todo privado. Depois ainda dizem que o pessoal de Lisboa é que acha o pessoal do interior idiota. Mas não são Dr., olhe que não o são. Embora se possa dizer que V. Exa. passe mais tempo em Lisboa que propriamente na terra que o elegeu e lhe paga para fazer alguma coisita, olhe que a visão que "Lisboa" tem do resto do País não é a que se pensa, mas são pessoas como V. Exa. que vêm dar razão a raríssimas vozes que pensam que sim. Talvez se V. Exa. se deixasse de pavonear por Lisboa, e não diga que não, pois até a apresentação de tal projecto que deveria ser feito na sua cidade, foi feito em Lisboa com o "backup" (oportunidade de aproveitar a palavra aprendida hoje) de "grandes" do seu partido, que como todos sabemos é tudo gente bem e de confiança!
Um conselho a V. Exa. senhor presidente, não pense que a sua população é burra ou provinciana, porque não o são, nem perto! A maior estupidez reside no facto de partirmos de pressupostos que estamos acima dos outros e que somos mais espertos, como político o presidente devia entender isso. Duvido que vá ler este blogue, mas um dos seus "subordinados" certamente o lerá! Parabéns, vai ter as suas Caraíbas, mas veja lá, não se queira tornar o novo Fidel, porque pelo que conheço dos beirões são gente rija, antes quebrar que vergar!!!
Resta-me finalizar por agradecer o ter tido tal ideia, já não ria tanto desde que o Herman fazia programas de humor ou que o Porkys era o filme do ano.
Bem haja!!!

19 comentários:

  1. Uma praia em Mangualde!? Onde já se viu uma coisa destas. O País a atravessar a crise que está a atravessar e estes senhores, com a mania das grandezas. Qualquer dia ainda transformam, Mangualde, no BUBAI II.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, quero dizer DUBAI e não BUBAI. Aí sim, vale a pena ir, agora a uma praiazita de 5ª categoria…
    Caso não saibam o que é uma PRAIA, aconselho os senhores das mentes iluminadas, que tiveram estas magnífica e brilhante ideia, de fazerem o favor de pesquisarem o que é uma PRAIA. Caso tenham dificuldade na pesquisa, podem sempre consultar o manual de Estudo do Meio do 1º Ciclo, que a definição de PRAIA é bem explícita.
    Exmo. Sr. Presidente da CMM, ainda à pouco uma das noticias do Jornal da Noite foi: As novas medidas de austeridade e o senhor tem o descaramento de apresentar uma obra desta envergadura, tenha tino Sr. Presidente, tenha tino.

    ResponderEliminar
  3. Aí eu tenho de discordar. Podemos ver como uma medida de austeridade, assim o pessoal todo do interior do País escusa de gastar dinheiro nas idas à praia.
    A minha unica duvida reside no facto de como irão fazer as ondas? Se fosse um jacuzzi, bastaria arranjar meia-duzia de marmanjos que sofressem de flatulência e estava resolvido... agora as ondas? E será que terá barcos a passar ao largo?
    Outra questão que gostaria de colocar é se vão ter salva-vidas, quiçá tipo Pamela Anderson (peço desculpa mas não sou grande fã do David)? É que se assim for, até pode ser que tenham freguesia!!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela coragem, mas você é um "bacoco".
    Veja só: http://www.ionline.pt/conteudo/108862-praia-artificial-mangualde-com-retorno-13-milhoes-euros

    ResponderEliminar
  5. bacoco (ô)
    adj. s. m.
    Pop. Indivíduo pouco atilado; ingénuo, pacóvio.

    Caro Luis Carlos,
    Obrigado pelos 2 elogios. Primeiro pelos parabéns pela coragem. Não considero que tenha assim tanta coragem, apenas não tenho medo de dizer o que penso. 2º pelo "bacoco", quer então dizer que tenho fortes possibilidades de vir um dia a ser Presidente de Câmara, o que não seria mau de todo.
    Depois em relação ao link que me envia, já o vi várias vezes antes até de V. Exa. o ter indicado, mas agradeço na mesma, pois gosto de estar informado.
    Cabe também dizer-lhe que se acredita nisso, bem vindo ao clube dos "bacocos", pois ingenuidade não lhe falta, e quiçá até pode acreditar que o Pai Natal antes de ir entregar as prendas este ano passará decerto para ir a banhos na nova praia do País.
    Aproveito desde já também para retribuir com um link, de dois "bacocos" mas conceituados economistas sobre o tema:
    http://videos.sapo.pt/7i3MMIjO7ahn33O1Qaur
    Agora acredite no que quiser, até pode acreditar no Pai Natal, a diferença não é muito do Presidente da Câmara de Mangualde, nos dois só os "bacocos" acreditam e as criancinhas! Até porque os dois apenas são virtuais e objectos de figuração, dado que o ultimo é raro dar a cara!
    Cumprimentos "bacocos"

    ResponderEliminar
  6. oh meu amigo, para já, não percebeu a da coragem, você é cobardolas, secalhar está comprometido, ou secalhar mama e quer falar mal.
    Não percebeu a da coragem, porque você tem um blog sem rosto, diz o que lhe apetece, é uma coragem do caraças!!!!
    Quanto ao link que você colocou, está tudo dito. Percebo claramente as suas ligações políticos / partidárias e quero-lhe dizer que conheço bem esses dois senhores, secalhar você não, se quiser digo-lhe , mas primeiro informe-se
    Apenas uma ultima nota, esse vídeo que linkou, é degradante e que ultrapassa ate mesmo o assunto praia de Mangualde, porque ofende os mangualdenses e como você diz que não é, aproveite e escreva sobre a sua terra "bacoca".

    ResponderEliminar
  7. Caro Luis Carlos,

    Tem toda a razão, realmente não percebi, peço desculpa mas não tenho o discernimento de V. Exa., coisas da vida.
    Quanto ao blog sem rosto, é verdade, tal como o Luis Carlos o não tem. Estamos em pé de igualdade nisso. Quanto às ligações político/partidárias V. Exa. não percebeu rigorosamente nada, está visto. Quanto ao não ter rosto, dizer o que me apetece, cabe informar V. Exa. que quando quiser V. Exa. pode convidar-me para uma Assembleia Geral da Câmara que com todo o gosto darei o rosto por este Blog. Quanto a dizer o que me apetece sempre o fiz, faço e continuarei a fazer apesar de gente como V. Exa. e das suas ligações político-partidárias acharem que não estamos num País democrático, é um Direito Constitucional que me assiste. V. Exa., como lacaio do Presidente porventura achará que eu o não deveria fazer, mas faço e continuarei a fazer.
    Quanto a ofender os Mangualdenses, não creio. Posso ter ofendido gente como o seu Presidente e os seus lacaios e cães-de-fila, de resto não creio. Mas se tal o ofende, então tem bom remédio, não apareça. A menos que o seu "padrinho" o mande aparecer!
    Cumprimentos
    P.S. - Quanto a não dar o rosto, ao que parece continuo a reunir as condições para Presidente da Câmara, já que o seu, em assuntos importantes, também nunca o faz.

    ResponderEliminar
  8. Caro artista,

    Não sou dono de blogues, não escrevo artigos de opinião nem posts porque se o fizesse assinaria com o meu nome e assumiria o que escrevo.
    Sabe, é uma questão de princípios e de educação passada de pais para filhos. E essa educação assenta naquilo que vimos fazer, ouvimos dizer e que nos vai sendo incutido ao longo de uma vida e vivências que moldam um pilar fundamental do nosso comportamento: a personalidade. O seu, foi mal alicerçado e a prova está, na cobardia, neste post e na merda que está por detrás dele.
    Ou seja percebo bem o que quer fazer. Não tente colar as minhas palavras à câmara municipal. Age de má fé e propositadamente com o intuito de lançar a confusão. Não sou funcionário, nem afilhado nem lacaio do presidente da câmara e digo-lhe que não me envergonharia se o fosse.
    Lacaio é vc da sua cobardia e da "comandita" que come da mesma pia.
    Votei no João Azevedo e confio no seu trabalho. Se tivesse votado contra não escreveria a merda que vc escreve porque o que faz é simplesmente atacar pessoalmente o Presidente de Câmara.
    Discuta ou critique políticas, compromissos eleitorais e medidas. Talvez assim possa ganhar alguma credibilidade e ter a honra de falar do povo de Moimenta de Maceira Dão e defender as suas justas pretensões.
    Se pensa em mudar o tom, muito bem. Se não pensa, reitero o que disse anteriormente: Desapareça e vá lá escrever sobre a sua terrinha e sobre o seu presidente.

    ResponderEliminar
  9. Luis Carlos, Em relação ao seu post, fiquei confuso. Diz no primeiro parágrafo que se fizesse algum post assinaria com o seu nome. Quer então dizer que também não passa de um cobarde que assina com um nome fictício. Neste ponto estamos esclarecidos. Quantos aos princípios e boa educação, não sei, pode até ser que tenha razão, mas pela sua linguagem e maneira de se dirigir imagino que os seus também não tenham sido melhores. Sendo assim, lamento por nós os dois. Tenho a vantagem de não usar linguagem imprópria neste blogue. Não sou dono do blogue (ou blog), quem é o dono é o servidor da blogspot que apenas disponibiliza a página. Depois, já lhe disse que assumo o que escrevo e até posso ser lacaio da cobardia, mas também não vi nenhum convite para ir à Assembleia Municipal assumir e dar a cara. Depois, o povo de Moimenta de Maceira Dão não precisa de um estranho para dar credibilidade à pretensão que você diz justa, diz embora não o pense. O povo de Moimenta de Maceira Dão sabe lutar pelo que quer e sabe o que fazer, não precisa de mim para nada. Escrevo sobre a minha terra: Portugal, que talvez você não saiba o que é porque se julga num lugar àparte, mas tenho a informar que a "merda" como diz, que se passa no País a todos diz respeito, e principalmente a quem paga impostos para alguns senhores se andarem a encher, quando há gente no seu Concelho a passar fome, no desemprego, etc. Por isso, Luis Carlos, queira saber o seu lugar. Como diz o blog é meu, e se alguém deverá desaparecer não serei eu, mas talvez você é que se intrometeu onde ninguém o convidou. A boa formação diz: "A casamento e baptizado não vás sem ser convidado", e que eu saiba ninguém o convidou a passar por aqui, mas lá está é tudo uma questão de boa ou má formação. Eu não ataco pessoalmente o Presidente da Câmara, eu falo de qualquer "bacoco" deste País que vive à conta do dinheiro do povo, e quando falo do Presidente falo da sua equipa ineficaz. Mas, e para ver que não tenho filiação partidária, acho que o Presidente da Câmara de Mangualde é tão competetente como o da Câmara de Viseu. A unica vantagem que o de Viseu tem, que até é do PSD é que chumbou esse pseudo-projecto de praia, a unica. Por isso, Luis Carlos, já que o incomodo tanto, e a sua boa formação prevalece, não apareça onde não é convidado, ou então, na casa dos outros porte-se decentemente. Isto manda a boa educação e a boa formação, acredito que não soubesse.

    ResponderEliminar
  10. O sr tem a lata de afirmar que não atacou pessoalmente o Presidente da Câmara? Convido todos os leitores a lerem o que escreveu neste post. Não esteja preocupado! Não tem que assumir o que escreve. Aliás o sr. não tem que assumir nada. Já percebi que é daqueles que fica sempre no meio da ponte. Nem é contra, nem a favor; nem acha justo nem acha injusto. É híbrido!! Olhe eu diria melhor: O sr dá para o lado que melhor se deitar, portanto daqueles que é capaz de cuspir no prato onde come!

    E não me venha com conversas moles:
    1º Não lhe reconheço autoridade moral para afirmar que está preocupado com o desemprego e fome no meu concelho quando este post, sobre a praia criado por si está recheado de patranhas e mal dizer, abominando um projecto que dará emprego a mais de 100 pessoas!! O sr goza com um projecto privado que trará para Mangualde postos de trabalho numa época de grande crise;
    2º Ao contrário do sr. tenho uma opinião muito clara sobre as justas pretensões do povo de Moimenta de Maceira Dão com as quais o sr. até não concorda. REPITO: ATÉ NEM CONCORDA!! NÃO SE ESQUEÇA DO QUE AFIRMOU! Sabe qual é a diferença entre nós os dois? É que eu sou de cá!
    3ª Graças a Deus que o sr é um estranho para o povo de Moimenta de Maceira Dão;
    4º O sr demonstra grande ignorância no que escreve aliada à má fé e a atitudes premeditadas na desesperada tentativa de uma vez mais colar as minhas palavras à câmara municipal;
    5ª Esta tanga dada por si de escrever sobre Portugal, sobre a sua terra e termos o azar em Mangualde de levar consigo faz-me lembrar aquela do tipo que estava no estádio cheio com 50.000 pessoas e o gajo estava lixado porque, com tanta gente à volta, raio da gaivota lhe tinha cagado em cima!
    6º Já temos merda que chega resultado dos últimos 12 anos de autarquia PSD;

    Olhe ... vai levar comigo, e isto é apenas o começo. A malta vai saber quem eu sou depois de vc dizer quem é!
    Voltando ao princípio:
    Foi fraco na resposta, no conteúdo e na essência.

    NOTA: O sr pode sempre aparecer numa Assembleia Municipal - são públicas, não precisa de ser convidado!

    ResponderEliminar
  11. Eu vou continuar a publicar os seus comentários, porque me divertem. Sinceramente! E estou convicto que divertirão outros também. Convida os leitores a ler bla bla bla? Porque não faz uma manifestação?!
    Só fiquei com medo de isto ser apenas o começo! Que se seguirá? Uma perseguição à conspiração contra o "Licenciado" Azevedo?! Surgirá uma nova PIDE que me perseguirá até às entranhas do Inferno? Sei que já é tarde para pedir clemência, estou aterrorizado como deve calcular! E da próxima vez que for a Mangualde serei espancado, crucificado na Praça Pública?
    Sinceramente sabe o que acho? Ninguém se interessa, a não ser você de quem eu sou e muito menos eu nem ninguém se interessa em saber quem você é! Apenas me diverte. Pode continuar, pois já mostrou o flanco, algo que se aprende de pequenino a não se fazer quando se quer enfrentar alguém! Reduza-se à sua mísera insignificância que eu reduzo-me à minha! Não leve as coisas tão a peito, ainda tem algum AVC e depois sou acusado de Tentativa de Macaquicídio!
    Só espero, sinceramente, que tenha razão quanto aos postos de trabalho, e que sejam efectivamente postos de trabalho, e não "Jobs for the Boys" como tem acontecido nos ultimos tempos. E se quiser até lhe indico casos como uma grande fábrica da cidade. Olhe que há coisas que mais vale não tocarmos.
    Continue a divertir-nos com os seus comentários bacocos que o pessoal agradece, já basta de tristezas.

    ResponderEliminar
  12. O administrador deste blog queria importancia, com este artigo...vejam só...enfim...a INVEJA é tão feia...mas é da vida, no entanto vai ter que gramar com este executivo por mais uns bons aninhos meu caro...ou será que está a tentar chamar de burros e ignorantes todos os 8.036 de votantes em 'Mangualde com Futuro'...Tenha juizo...

    ResponderEliminar
  13. Ollha, outro "amiguinho". Obviamente não estou a chamar burros e ignorantes a 8.036 votantes do dito "Mangualde com Futuro", que esperemos não seja negro. Apenas, por ora, a 2 deles que se têm dado ao trabalho de vir aqui comentar, o que quer dizer que o trabalho na Câmara não é assim tanto para terem tempo de irem passando por aqui.
    Meu caro, as coisas só têm a importância que se lhes dá, o que no vosso caso é muita.
    Eu não quero importância, apenas me dá gozo gente "bacoca" como o seu caso e do meu outro "amiguinho" que deviam dar mais importância a outras coisas, que a um blogue na net.
    Mas vem na onda das políticas praticadas ultimamente no País, quem não está por nós não tem juizo, é doido. Esperemos que quem não concorde convosco não passe a ser um alvo a abater, ou então, lá terão de voltar os blindados da PSP tão bem comprados.
    Sabem como diz o outro? "Vai mas é trabalhar, fazer alguma coisa de útil pela sociedade!" :)

    ResponderEliminar
  14. Inútil tenta colocar aqui um post tambem com a história do livro de 'ouro' sobre a cidade de Mangualde que ex. edil comprou por 50mil € e a até hoje...nem livro, nem o graveto...e isto sim, é de realçar a extrema importância, mas só para alguns...para os ignorantes não...

    ResponderEliminar
  15. É um caso também para ser revelado. Até sugeria que fosse divulgado por telemóvel, agora que tanta gente desde as eleições têm um e procurarmos o livro de ouro, mas para a busca precisamos é de gasóleo para a viatura. Será que conseguimos agora que a greve dos camionistas acabou? 10 euritos bastam!
    Mas vocês têm de se decidir ou me quero esconder, ou quero ter importância ou sou inútil. Mas a Luisinha de inutil não tem nada, pois não?! :D Tem até sido bastante útil!

    ResponderEliminar
  16. Desde já quero agradecer os momentos que me têm proporcionado ao ler os comentários deste blog. É de gritos, do melhor... do melhor.
    Quanto a ofender os mangualdenses, não me parece.Depende do tipo de mangualdenses... :)
    Quanto ao link http://videos.sapo.pt/7i3MMIjO7ahn33O1Qaur, dos dois "bacocos", os quais, considerados como economistas conceituados, talvez a análise feita pelos mesmos, seja uma OPEN EYES para TODOS os mangualdenses.
    Parabéns ao administrador deste blog, quem sabe se um dia não chega a presidente de câmara ou pelo menos que daqui a uns anitos os mangualdenses tenham o prazer de ter um presidente de câmara como o Srº, com pêlo na venta, mas até lá, ter-se-á que gramar com este executivo de "bacocos" por mais uns bons aninhos.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  17. Estimado Anónimo (do ultimo post):
    Não tem nada a agradecer, os momentos têm sido proporcionados por todos, a que desde já agradeço e que têm feito o favor de passar por aqui.
    Eu não conheço os economistas, mas se aparecem na TV são conceituados. O Presidente da Câmara de Mangualde também já apareceu na TV... bem o Batatinha também e o Homer Simpson, mas esses são outra história.
    Quanto a ser Presidente de Câmara, que Deus Nosso Senhor me ajude e não me dê essa insanidade. Quero terminar os meus dias lúcido. Ainda ia querer pôr a nevar a Serra de Monchique ou criar um Oásis em Trás-os-Montes. Bem sei que a política ambiental está pela hora da morte, veja-se o Mário Lino que dizia que a margem sul, a tal do "jamais", era um deserto!
    Eu também sei que não ofendi os mangualdenses. Se ofendi o executivo camarário e os seus lacaios TEMOS PENA, a verdade dói.
    Espero estar enganado, o tempo o dirá, e espero que a vossa praia tenha muito sucesso. Tenho pena que não se invista nos recursos naturais de uma zona tão bela do nosso País, mas prometo que se a praia for um sucesso irei à vossa praia com um Mega Cartaz a gritar "Mangualde com Futuro!".
    Quanto a ter pêlo na venta, é por não ter feito a barba hoje, mas prometo que entre hoje e amanhã a farei.
    Bacoco não é insulto, eu próprio, como deve ter notado, sou um deles, além de outras coisas. É apenas um estado de alma. A verdade é que nos ultimos anos para se viver em Portugal só sendo mesmo bacoco, porque como se costuma dizer: "Meu Deus, dai-me paciência, porque se me dás força rebento-os todos!".
    Termino do mesmo modo:
    Enfim...

    ResponderEliminar
  18. ULTIMA HORA:
    Retiro tudo o que disse sobre a praia de Mangualde. Só agora consultei o site da "Live it Well" e verifiquei algo que muda completamente a minha opinião sobre a dita: VAI TER UM VENDEDOR DE BOLAS DE BERLIM! Opah, assim é outra coisas. Mas de valor era ter um com batatas fritas Pála-Pála, aí é que eu ficava feliz e era uma garantia de sucesso! Quais Pastéis de Belém, quais pastéis de Tentúgal, Bolas de Berlim da Live it Well é o que tá a dar!!!
    Valham-nos todos os Santos!!!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.