domingo, 20 de março de 2011

J'acuse!!!

Proponho a todos um momento de relax, e que vamos tomar um banhinho de "J'acuse" (será que se escreve assim?!),
Mas o título não é de todo descabido, e vou tentar não me alongar.
Em primeiro lugar gostaria de dirigir uma palavra a um dos oradores de hoje (ele saberá quem é):
Não estive mesmo na reunião, embora lhe confesse que gostaria de ter estado. Permita-me que o trate por amigo, uma ousadia pontual, e para dizer que eu é que agradeço ser compatriota de gente como vós, que amam a vossa terra. São pessoas como vocês, e muitas outras espalhadas pelo País que dão bom nome a Portugal e aos portugueses. Como já referi variadíssimas vezes não sou mesmo nem de Moimenta nem do Concelho de Mangualde, mas, e como um dos meus novos "amigos" me disse, escrevo sobre a minha terra: Portugal. Sabem, e agora dirijo-me a todos, há pessoas de vistas limitadas que só vêem para dentro de si. Eu felizmente, apesar da pouquíssima escolaridade, vejo mais além. Aliás, gostaria aqui de fazer um parêntesis e salientar que a escolaridade não faz o Homem ou Mulher. Não interessa se tenho apenas o ciclo, a 4ª classe, a 1ª ou se sou doutorado em qualquer ciência mais ou menos exacta. Conheço muita gente do povo que não sabe ler nem escrever e, no entanto, possui a sabedoria de mil sábios, enquanto doutos pensadores deste País, com mestrados, doutoramentos, pós-graduações, etc., são uns "bacocos" completos. O Homem/Mulher vale por si, pelo que acredita e luta e não pela quantidade de anos que passou dentro de uma sala de aula. No entanto, e como um desses meus "amigos" fez questão de salientar, embora mal, dizendo ele que apelava a todos para ler que eu não concordava com a Rua Estação Fruteira fazer parte de Moimenta, lamento a falta de compreensão de tão douto pensador. O que eu disse, e pode ler-se é que me é igual. A mim como pessoa não afecta directamente se a Rua A ou B pertence à povoação C ou D. No entanto, o que me chateia solenemente, entre outras coisas, são injustiças, isso chateia! Isto aparte de ter um carinho especial, confesso, por Moimenta de Maceira Dão.
Gostaria, de seguida de colocar uma questão: Onde estavam tão doutos senhores, o tal dos soluços, quando a Rua Estação Fruteira era um amontoado não sei se de buracos se de altos na estrada, nunca percebi se era falta de alcatrão nuns sítios ou alcatrão a mais noutros?! Onde estavam esses doutos senhores quando, como já referi noutro post, os "passeios" eram apenas uma valetas onde se corria o risco de partir um pé, ou andar pela estrada e ser atropelado? Onde estavam tão doutos senhores quando nem uma lomba havia, além das naturais pela falta ou excesso de alcatrão? Eu respondo: ESTAVAM CALADOS que nem ratos!
O actual Presidente da Junta, o Senhor Cândido Ramos, não sei se é Doutor, mas mesmo que o seja trato-o por Senhor, perdoe-me. É que, como também já referi, qualquer um pode ser Doutor, mas Senhor é mais dificil. E o Senhor é-o! E Senhor Presidente da Junta da Freguesia de Moimenta de Maceira Dão, permita-me a ousadia de me dirigir a V. Exa. e de colocar o dedo numa ferida, que talvez não o devesse fazer por respeito à sua pessoa, mas sabe... quando se me dá o nó na garganta é danado! Os doutos senhores que o chamaram de "inválido" (salvo erro foi esse o termo) são uns "bacocos"! Tomaram esses senhores, terem 1/4 da Validade que V. Exa. tem, pois repito-o onde e quando for preciso: se os nossos Governantes, desde Presidentes de Junta, Câmara, Governadores Civis, Ministros, Deputados, etc., e toda essa "porcaria" que grassa no nosso País, tivesse metade que fosse do amor à sua região (seja município, seja distrito, seja o País como um todo) que o senhor tem à sua aldeia, Portugal era, como já referi, a primeira potência mundial. Sabe que lhe digo Senhor Presidente? Borrife-se neles, mande-os trabalhar, fazer algo de útil pela sociedade, como dizia o outro! Só tenho uma palavra para si e para o seu trabalho (bem como de outros presidentes de Junta, de Câmara e alguns Deputados (lamento não partilhar o mesmo sentimento com os nossos Governantes): tenho orgulho de ser seu compatriota! Seria um desperdício se o Senhor fosse Espanhol!
Por fim, e como já vai longo o post de hoje, quero dizer, como foi hoje dito: isto vai muito além da questão partidária, até porque ao que julgo saber tanto Espinho como Moimenta se regem pela mesma "côr", pelo que não vejo que se possa ir por aí. Trata-se do que é nosso, neste caso vosso! Trata-se de justiça. Mas proponho o seguinte: A partir de hoje Moimenta e Espinho passam a fazer parte do Distrito, sei lá, de Coimbra e do Concelho de Cantanhede! (aqui é o espaço para a indignação, em especial por parte daqueles que dizem que o Senhor Presidente quer tudo para a sua Terra). Se é indiferente as coisas pertencerem a A ou B, então façam-no (os senhores que se indignam por V. Exa. querer o que é "seu" por direito). Havia de ser bonito, o povo de Moimenta e especialmente Espinho a reclamar que lhes queriam tirar a identidade. Sim, porque quando é com os outros, isto é um hábito bem português, que se lixe, mas quando nos toca a nós, fia mais fino! Ah pois é!
A quem me acusa de filiação partidária tenho a comunicar, do CDS ao Bloco de Esquerda, não sei bem a percentagem mas praí uns 60 por cento, e é porque estou bem disposto, não vale NADA! Seja CDS, PSD, PS, PCP, Verdes, BE, etc. O que vale são as pessoas que apesar da sua "côr" partidária têm orgulho no que fazem e lutam pelos seus.
Como já tinha referido, este blogue surgiu unica e somente como brincadeira, mas parece que passou um pouco da brincadeira, e deu-me a oportunidade de desabafar algumas coisas. Aos que me acusam de cobarde por não dar a cara, só tenho uma resposta, além da óbvia nem a cara nem o..., ok? Não me interessa rigorosamente nada o que pensam de mim. As unicas pessoas que me interessa o que pensam eu sei o que pensam, e só isso me importa ok?
Cumprimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.