quinta-feira, 31 de março de 2011

Livre circulação de pessoas e bens

Link de apoio: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=76446&sid=8cf429fdedd5813af9f5b5f39bfda03e&js_link=1

Hoje, não me apetece escrever muito, normalmente penso isto e depois sai com cada testamento que até tenho medo que me comecem a cobrar pelo uso do blog. Mas, tal como o outro disse, já que o blogue é meu, tenho de aproveitar, antes que me "anexem" o mesmo.
Ora, eu tinha a impressão, mas como já foi provado anteriormente sou muito estúpido, mas tinha a impressão que com a adesão à Comunidade Europeia havia "livre circulação de pessoas e bens"! Pelo menos foi o que ouvi dizer, mas nestas coisas nunca se sabe, podem ser só boatos! Mas, as fontes eram tão fidedignas que até acreditei, apesar de achar que ir comprar um carro à Alemanha, pois fica mais barato, e ter de pagar imposto para o legalizar em Portugal, fosse quase tão estúpido como eu, mas pensei que apenas havia qualquer coisa que não percebia, e deixei andar!
Hoje, ao passar no café onde costumo "parar", apenas porque tem um plasma na parede e o café ainda custa 50 centimos, vi a notícia na televisão que ir fazer compras a Espanha e trazer para Portugal, podia ser considerado contrabando. Bem... confesso que fiquei confuso, quase a raiar o pânico. Perguntei à empregada do café em que ano estávamos, ela confirmou 2011! Menos mal! Apressei-me a chegar ao emprego, onde tenho acesso à net, apesar do telemóvel também ter, mas aquilo é tão minusculo que já nem com lupa vejo as páginas, e apressei-me a procurar a composição de Países da Comunidade, não fosse, por qualquer motivo, ou nós ou os espanhóis terem desistido de pertencer à União. Tudo continuava na mesma! Procurei mais factos que me pudessem provar que não tinha nem viajado no tempo, nem sido transportado para um Universo paralelo, onde o dia é o mesmo, mas os acontecimentos diferem. Indaguei 2 ou 3 pessoas sobre alguns factos que só elas sabem sobre mim, e constatei que seria altamente improvável encontrar-me em qualquer Universo paralelo! Estava em "casa"!
Agora, o que não percebo é a tal coisa da "livre circulação de pessoas e bens"! Mas, já me conformei com a minha estupidez e um QI, quiçá, não utrapasse duas ou três dezenas. Então se há livre circulação de pessoas e bens não quer isto dizer que posso ir comprar o que quero onde quero e levar para casa? Ou, digamos, vou almoçar a Ayamonte, Badajoz ou Vigo, mas só posso sair de lá após a digestão completa, ou seja, após nada do que comi restar no meu organismo? Se é que me entendem!!! É que qualquer dia ainda nos fazem uma endoscopia, ou pior, uma colonoscopia para ver se temos alguma coisa que comemos fora do País dentro do organismo.
Mais tarde, um amigo iluminado, que felizmente tenho alguns, explicou-me que era por causa dos impostos, e que assim estávamos a alimentar a economia espanhola e a diminuir a nossa. Confesso que ainda fiquei mais confuso, apesar de tentar sempre e com muito afinco perceber as coisas à primeira, desta feita, nem à décima vez. Então a ver o que percebi: o pessoal vai comprar a Espanha porque é mais barato, logo a economia deles cresce e a nossa diminui porque os preços são mais caros, ao que ouvi dizer pela subida de impostos! Eu sei que sou de compreensão lenta, mas não seria preferível então baixar os impostos cá, logo baixar os preços e pôr a economia a funcionar e deixarmos de precisar de ir a salto a Espanha comprar uma bilha de gás?! Ou será que quem pensa nestas coisas ainda consegue ser mais estúpido que eu e ainda não percebeu isso? É que subir, por exemplo, o IVA em teoria, e somente no papel, vai aumentar a receita. Como os preços sobem e os ordenados nem por isso, logo o IVA que iríamos pagar pela bilha de gás deixamos de o pagar, ou pelo menos tentamos não usar tanto gás. É um pouco como aquela história do queijo suíço: "Quanto mais queijo mais buracos, quanto mais buracos menos queijo, logo quanto mais queijo menos queijo!".
Depois, outra coisa que me deixa extremamente confuso, é que o ordenado mínimo, ou melhor, o chorudo ordenado mínimo que temos não pode aumentar porque não temos dinheiro, e fazendo uma pequenina pesquisa na net constatamos os ordenados "miseráveis" de administradores públicos!!! Lá estou outra vez a não ser inteligente q.b., pois na minha mais profunda ignorância, esses ordenados se fossem cortados a 1/3 pensava eu que daria para pagar imensos ordenados mínimos. Digo eu, mas não consigo entender nada disto. Como estou tão confuso, acho que vou dormir!
Vão pra dentro e não se incomodem, eu saio sozinho!
Saudações

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.