sexta-feira, 18 de março de 2011

Desvio no eixo da Terra

O sismo no Japão provocou um desvio no eixo de rotação da Terra de sensivelmente 15 centimetros, equivalendo a um encurtamento dos dias em 1,24 microsegundos.
Li isto na net, e como não sou especialista na matéria, não percebi muito bem o que isto queria dizer. Mas depois pus-me a pensar e há 2 coisas que me deixaram intrigado:
1º Sendo os dias mais curtos será que o Governo vai aproveitar e baixar os ordenados ao pessoal, visto que o tempo útil de trabalho se torna menor? E assim sendo os impostos também baixarão pois não se aplicam a exactamente 24 horas?
2º Havendo este desvio foi para que lado? É que se foi para o lado esquerdo, há uma leve esperança que a Fronteira de Moimenta volte ao sítio devido, mas se foi para o outro, lá vai o pessoal ter de se apertar mais um bocadito. Não tardam ficam com mais habitantes por metro quadrado que Tóquio, a encurtarem as fronteiras desta maneira.
Não consegui obter respostas em tempo útil de amigos meus letrados que conseguiram acabar o 9º ano e estão inscritos nas Novas Oportunidades (um destes dias escreverei sobre as Novas Oportunidades). Mas isto dos sismos desviarem o eixo da Terra, quanto a mim, explica porque anda tanta gente atarantada e a ziguezaguear. É que nos deixa meio aturdidos, num dia estamos a andar para Norte, no dia seguinte para Noroeste e vamos no mesmo caminho.
É tão estranho como ver placas a indicar Moimenta de Maceira Dão, quando na realidade (pelos que lemos nos mapas) nem passamos perto qualquer dia.
Já agora, de quem foi a ideia peregrina de chamar àquela zona de Moimenta Alcafache-Gare? Mais entendidos que eu podem explicar, mas segundo sei a palavra Alcafache surge na Estação da CP de Moimenta, por especial favor, para quem ía para as termas saber onde descer do comboio e não ir parar a Mangualde e se ver à beira-mar! Aliás, se a estação não é Moimenta, então porque se chama Moimenta? Algo não bate certo, ou eu sou realmente muito estupido. Devia ter seguido o conselho da família e continuar os estudos... Devia, devia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.