segunda-feira, 14 de março de 2011

De Homo-sapiens a Homo-sadico

Algo de preocupante (ou não), quanto a mim, está a tomar conta da mente e do comportamento humano na actualidade. O Homem está a tornar-se sádico! Nota feito que a Homem se inclui as Mulheres. Pronto, ok, seja então, a Humanidade está a tornar-se sádica! Este é um facto incortonável.
Vejamos a actualidade, o tema de todas as notícias: o Sismo do Japão, seguido do Tsunami (termo japonês para onda gigante) e seguido ultimamente do risco eminente (se não a realidade) de um desastre nuclear.
Ninguém que seja sincero consigo próprio, e podem vir comentar a desmentir, a chamar-me o que quiserem, mas ninguém que seja realmente sincero consigo próprio e que consiga fazer uma introspecção verdadeira consegue desmentir que sente um misto de horror, pena, medo, terror, mas também prazer pelo acontecido. Calma! Não comecem já a criticar, ou se quiserem comecem mesmo: "Este gajo é completamente doido, pifou, internem-no ou queimem-no numa fogueira!". Mas a verdade é que um dos sentimentos que nos assola a todos é o prazer na desgraça, no horror, mas essencialmente na Força da Natureza, um fascínio místico por catástrofes naturais, ou não naturais.
Todos nós que temos acesso à internet decerto já fomos ao Youtube ver as imagens do terramoto, do tsunami, do reactor nº 1 da central nuclear a explodir. Chamámos o amigo, ou amiga, do lado para ver. Telefonámos a toda a gente para ir ver, para ver as notícias, para ver a desgraça! E nisto há um misto de vários sentimentos, mas um deles o do prazer! Será eventualmente um caso para ser estudado, se não o tem sido, por psicólogos e psiquiatras, mas esse prazer existe e é bem real!
Só a desgraça é notícia, porque é isso que queremos ver. Alguém dá notícias das crianças que vivem felizes, ou que nascem todos os dias no Mundo? Não! E porquê? Porque isso não nos interessa, não nos dá prazer! O que "vende" é a desgraça, a destruição. Revoltas e mortos no Egipto, Líbia, Médio Oriente. Já nem a fome em África alimenta a alma humana, queremos ver destruições em massa, vulcões em erupção, terramotos, tsunamis, milhões de mortos! A notícia de que Tóquio não sofreu nada com o terramoto foi uma notícia breve, fugaz, quase que passou despercebida. E os únicos comentários que tivémos foi: "espectacular, esses japoneses estão mesmo avançados tecnologicamente! Ora muda lá e mostra lá as imagens da onda gigante, ou dos prédios a abanar, ou do vulcão em erupção, ou do edifício do reactor a explodir, isso é que é fixe!".
E quem conseguir fazer essa introspecção verá que é a mais pura das verdades! Obviamente que lamentamos as mortes, choramos quando vemos aquela mãe que sobreviveu ao ser arrastada pela onda do tsunami mas perdeu a filha que levava nos braços, mas a imagem que retemos é que ela foi arrastada pela água. Algo preocupante, mas real! A Humanidade está a tornar-se sádica. Todos nós!
Para os católicos é obra de Deus, o castigo Divino, como se um Pai castigasse os seus filhos daquela maneira e este "semi-prazer" que sentimos é nada mais que a tentação do Demo!
Para os agnósticos e ateus, é a força da Natureza pura e dura. O Universo a mostrar-nos o quão pequenos e insignificantes somos no contexto global.
Mas a verdade é só uma a Humanidade está a entrar, se não entrou já, na fase do Homo-sádico! Lamentável? Talvez, mas real!
Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.