segunda-feira, 21 de março de 2011

Alcafache-Gare

Então vamos lá iniciar a nossa semana. Quando digo a nossa digo a vossa, porque eu trabalhei o fim de semana todo. Sim, porque felizmente (digo felizmente, porque nos dias que correm trabalhar é um luxo) eu trabalho. Confesso que tento usar a Lei do Menor Esforço, ou seja, todo o objectivo que consiga alcançar com o menor esforço possivel é o caminho a levar. É um pouco como levantar uma pedra fazendo uso apenas das mãos ou de uma alavanca para o efeito. Obviamente escolho a alavanca.
Mas como também, e felizmente de novo, tenho momentos de lazer e gosto de aprender coisas novas, e ultimamente isto de Moimenta não ser Moimenta me fazer muita confusão, decidi-me a tentar compreender as coisas. Fiquei a perceber o mesmo, mas descobri que afinal, e segundo o Instituto Geográfico de Portugal, resta fazer agora o caminho em sentido contrário e saber de onde partiu tão douta informação, chama ao "bairro da Estação de Moimenta de Maceira Dão" ALCAFACHE-GARE. Nem sabem a sorte que têm de não viver em Alverca (por exemplo), seria muito mais constrangedor!
Ou seja, criou-se uma nova "povoação", ou será um gheto, ou um condomínio privado? Isso não consegui perceber! O que consegui perceber, é que vem de encontro a outro post por mim publicado sobre a Rua Estação Fruteira ser a Faixa de Gaza do Concelho de Mangualde, e eis que surge a sua Palestina, Alcafache-Gare!
Não vou entrar nos motivos históricos para o nome Alcafache estar na estação, porque já o referi em post anterior e há gente que sabe muito mais que eu! Mas, Alcafache-gare porquê?! Não encontrei resposta! Também confesso não me dediquei a fundo, porque continuo a achar que tudo isto não passa de uma brincadeira, a sério! Ninguém sério, realmente sério, pode sequer colocar estas hipóteses sobre a mesa e dá-las como um facto consumado, sem dar cavaco a ninguém. Aqui cavaco a ninguém não tem qualquer analogia com o nosso Presidente. Embora eu ache que ele até se ia divertir com a situação. Está habituado a aturar malucos todos os dias, mais um ou menos um não ia fazer mossa. Vou pensar no caso. Será que se eu lhe enviar o link do blogue e uns quantos links ele irá ver? Nada como experimentar!
O facto é que até agora só encontrei a Rua Estação Fruteira fora de Moimenta de Maceira Dão em sítios não oficiais e Institutos (seja o Nacional de Estatística seja o Geográfico de Portugal), tudo o que é Ministério e autoridades oficiais dão a Rua Estação Fruteira em Moimenta de Maceira Dão.
Quem detém afinal o saber e autoridade neste País? Os Ministérios ou os Institutos? Ao que parece os Institutos! Até porque um destes dias talvez me debruce sobre um Instituto que lecciona e cobra Mestrados sem estes serem reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas isso são outros quinhentos, como se costuma dizer!
Para que não se fale em tendências políticas, e já disse que para mim os políticos não me interessam, interessam-me as pessoas e os seus trabalhos, também irei verificar a tal história do livro de ouro que ninguém sabe onde pára, o súbito aumento das radiações por telemóveis e o aumento do consumo de gasóleo! Serão talvez assuntos para meditar (ou será medeitar?) esta semana! Ou na próxima, ou na outra!
Agora estou decidido em perceber se quando passar de novo na Rua Estação Fruteira estou a passar em Moimenta de Maceira Dão, Espinho ou Alcafache-gare! Ou até mesmo na faixa de Gaza! É que com todos os tumultos no Médio Oriente, acho que vou passar a dar a volta por outro lado, tenho medo, e agora a ONU e a NATO andam ocupados com a Líbia e não me podem dar uma mãozita!
Mas quer-me cá parecer, digo eu mas como é sabido eu sou tudo aquilo que V. Exas. já bem conhecem, que para a criação de novas povoações, mudança de limites de localidades, freguesias, concelhos, etc., as coisas devem ter de passar alguns preceitos legais, e algures no meio desta embrulhada alguém se esqueceu disso e meteu os pés pelas mãos! A ver vamos!
Meus amigos, uma boa semana e trabalhem muito porque o PEC4 está à porta e se não entrar vem o FMI esse lobo mau com que nos ameaçam, porque se o FMI entrar acabam-se as mordomias de certos gestores públicos e querem fazer-nos crer que para nós é que vai ser mau! Mal já estamos nós, mas amanhã o défice diminui, vou dar mais um dinheirito às finanças para ajudar à redução do défice (ou deficit)!
Um abraço a todos e façam o favor de ser felizes, porque apesar de tudo há algo que ninguém nos pode tirar, a nossa verticalidade!
Boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.