sexta-feira, 18 de março de 2011

O Mundo todo cabe em Portugal

Acabei de ter uma epifânia. Portugal realmente é o maior e mais bem organizado País do Mundo, além do melhor. O mundo inteiro cabe em Portugal.
Esta afirmação tem justificação:
Temos o Algarve, por enquanto, a zona de praia por excelência, que dividirá o seu estatudo com a novíssima praia de Mangualde.
Depois o Alentejo, planície, embora meio deserto, salpicado aqui e ali por um Monte ou outro. Abandonado é certo por sucessivos Governos, mas que resiste, nem que para ir para o Hospital se tenha de fazer mais de 50 km. Até há quem diga em tom de graça, que é o lugar no País onde se gasta menos combustível, com 1 litro de gasolina percorre-se 50 km. Basta para isso despejar por cima 1 litro de gasolina e deitar-lhe fogo (não esquecer previamente de ligar o 112). Depois o 112 vai buscá-lo e leva-o ao hospital. Ou seja, com apenas 1 litro de gasolina consegue percorrer 50 km até ao hospital mais próximo.
Um pouco mais acima temos o que Mário Lino chamou há anos o deserto, a margem Sul do Tejo. A tal do "jamais". Já lá passei várias vezes, só acho estranho o deserto ser na margem sul e terem os camelos estacionados em S. Bento, mas deve ser uma questão logística.
Depois temos a capital, o centro nevrálgico do País. Eu acho que se chama assim porque dá nervos viver em Lisboa, o trânsito caótico, barulho e corremos o risco de nos cruzarmos com qualquer ministro.
Há também o resto do País, desde vales a montanhas, serras, neve na Serra da Estrela, o Minho essa beleza natural, Trás-os-Montes riquíssimo de paisagens, infelizmente pouco explorado para o Turismo de Lazer (bem como quase todo o País). Muito em breve teremos praias artificiais a nascer como cogumelos.
Na realidade temos quase tudo. E quando digo quase é porque nos faltam 2 coisas, embora uma delas esteja já quase pronta: A faixa de Gaza de Moimenta de Maceira Dão. (Aqui é altura de abrirem a boca de espanto e fingirem que não perceberam, que é para eu poder explicar).
Então não é que parte da freguesia foi ROUBADA, não se pode dizer ocupada porque as pessoas são as mesmas, mas no mapa foi ROUBADA (digo-o com todas as letras, embora não saiba se no novo acordo ortográfico se escreve assim), e foram aconselhados a encetar negociações com a freguesia do lado. Ora se bem entendo, e corrijam-me se estiver enganado, um gajo entra-me pela casa dentro, e eu em vez de correr com ele, ou lhe dar uns balázios de sal grosso, negoceio! Tá bem! Vou pensar nisso.
A outra coisa que falta é o muro de "Berlim". Mas aqui surge o problema, há tanto sítio no País que devíamos esconder por vergonha que precisaríamos de muitos muros a construir. Só para tapar a Assembleia da República daria emprego praí a uns 20 pedreiros, ou mais, o mesmo se aplicando a certas Câmaras Municipais, que não vou dizer quais antes de ficar com mais "amiguinhos"!
Ainda em relação à praia de Mangualde só fiquei com uma dúvida, agora que passei a ser a favor, só pelo facto de ter o vendedor de bolas de Berlim: A Câmara diz que não vai gastar um cêntimo, mas vai ter um retorno de não sei quantos milhões.
Ora, eu já andei na escola há algum tempo, mas no meu tempo só havia retorno quando se fazia um investimento. Assim sendo se não há investimento, como pode haver retorno?! É um pouco como eu voltar de Mangualde para casa sem ter ido a Mangualde. A única explicação pode residir apenas na Física Quântica, algo que eu não domino. Electrões e ondas electromagnéticas, quarks, pulsares, dualidades onda-partícula, paradoxos de EPR não são para mim. Agora bolas de Berlim sim, isso é de valor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.