terça-feira, 7 de junho de 2011

Vai tudo por água abaixo

Isto ou é do aquecimento global ou das radiações na atmosfera.
Mário Soares um dia disse que todos os Portugueses têm direito à indignação, como tal, exerço esse direito. Não sou mandatário nem defensor de ninguém, mas há notícias que, ainda, me deixam estupefacto. Veja-se:
http://www.tvi24.iol.pt/politica/ana-gomes-paulo-portas--governo-submarinos-ps-tvi24/1258894-4072.html
A questão é levantada pela euro-deputada Ana Gomes do Parlamento Europeu. A resportagem, bem como as declarações, surgem tendo como base a tal questão dos submarinos, a idoneidade do Dr. Paulo Portas e a comparação com DSK, o senhor FMI. É que, ou eu sou mesmo muito estúpido, ou não percebi a relação entre as coisas.
Gostava de fazer apenas uma pequenina introdução ao caso dos submarinos que, como sabemos, encontra-se em segredo de Justiça, mas eu também só sei o que vi nos jornais e notícias, e mesmo assim mal. Mas quer-me parecer que tudo isto é mais areia para os olhos da população. Primeiro, porque o primeiro contrato para a compra dos submarinos não foi efectuado pelo Governo onde estava o Dr. Paulo Portas como Ministro da Defesa, mas sim, pelo Governo presidido pelo Eng. Guterres, contrato que contemplava a compra de 3 submarinos e com a opção de 4. O, então, ministro da defesa Paulo Portas, desceu para 2. Depois vir deputados socialistas insurgirem-se contra a compra de submarinos, parece-me estúpido. Ora vejamos, eles fizeram um contrato para 4, Portas desceu para 2. O Governo socialista insistiu no TGV que custa o equivalente a 15 submarinos, e o problema são os 2 submarinos! Ok, sou mesmo estúpido, é oficial!
Depois, não temos nós o direito e principalmente o dever, com a extensão de costa que temos, incluíndo Açores e Madeira, de ter uma força submarina, embora pequena?! Mas além de nos privarem de podermos cultivar e pescar, reduzir nas despesas militares e forças policiais, agora querem que fiquemos totalmente à mercê da defesa externa? Parece-me que passa por aí.
Agora comparar Paulo Portas a DSK, senhora deputada, é no mínimo estúpido! É que tem tudo a ver. A menos que a intenção de Paulo Portas seja pegar nos submarinos e metê-los onde sabemos em alguns deputados nacionais (de todos os partidos), com membros de Governo incluídos. Aí sim, seria comparável. Quanto ao processo não me vou pronunciar, mas não me parece que nesse processo esteja em causa a idoneidade de qualquer membro de Estado.
Mas o que mais me escandaliza é quando afirma que era do conhecimento de todos o comportamento de DSK, afirmando:
«E, no entanto, toda a gente sabia que o senhor Dominique Strauss Kahn tinha comportamentos pessoais altamente reprováveis, que tinham repercussões na sua vida politica e profissional, e que poderiam ser comprometedores para o seu pais, que hoje passa por uma tremenda humilhação», afirmou.
Quer dizer então, que esses todos a quem se refere sempre foram cúmplices da situação e nunca disseram nada? A senhora, pelos vistos também o sabia e nunca fez nada?
Quer-me parecer que das duas uma, ou mais gente se deveria juntar a DSK no banco dos réus, porque o conhecimento de um crime e olhar para o lado, torna as pessoas cúmplices do mesmo, ou então, eu não percebo mesmo nada disto.
Ou andam a servir groselha estragada em Estrasburgo, ou as radiações já lá chegaram. Ainda conseguem ser mais bacocos que eu, o que por si só, já é um feito.
Bem-hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.