terça-feira, 14 de junho de 2011

Amanhã vou à praia

Eis que está, finalmente, a chegar o grande dia. O da abertura da época balnear, quando irei a banhos para a costa de Mangualde.
Já tenho a mochila pronta com o essencial. Levo uma toalha rosa, pelo sim pelo não, embora ache que ficarei com um ar um pouco abichanado, mas mais vale prevenir que remediar.
Como ainda tenho uma viagem pela frente, mas penso que poderei ir confiante, vou sair já para tentar ser dos primeiros a ir à praia. Ainda não vi como está a construção, mas como estamos a apenas um dia da abertura, já tudo deve estar mais que pronto, só devendo colocar a fita para ser cortada na inauguração. Assim sendo, vou-me pôr a caminho, assim que terminar este post.
No entanto deixo-vos, uma vez mais, um link de apoio, só para um dúvida que me surgiu:
http://www.youtube.com/watch?v=Ehx7DuuT2io
Ao minuto 1:40 o sr. presidente da Câmara afirma tudo ser investimento exclusivamente privado. Bem, ele não diz propriamente o exclusivamente, mas dá enfase e repete até o "tudo de dinheiros privados". Isso é bom, muito bom mesmo.
Mas como gosto de saber ao que vou, fiz uma pequenina pesquisa, até para não me enganar no caminho, e essa pesquisa esbarrou no contrato com a Live It Well, uma empresa que segundo me disseram tem 4 anos mas que o administrador diz já trabalhar há 6 com Luis Jardim. Decerto algo no campo quântico que não entendo. Adiante.
No entanto, as minhas dúvidas surgiram já há algum tempo, mas como eu sou de compreensão lenta, só hoje vi que não chegava a lado nenhum, porque há coisas que ainda hoje não consegui perceber.
A Câmara vai comparticipar o projecto com 300 mil euros, segundo notícia do SOL em Março. Estes 300 mil euros são privados de quem? Quer dizer que as Câmaras além do dinheiro público têm depois uma conta paralela privada? Deve ser algo do género. Mas há mais.
O terreno foi cedido pela Câmara, até aqui tudo bem para mim. No entanto isentou a empresa Live It Well de todas as taxas municipais. Isto sim, é de valor, e trará certamente mais dinheiro para Mangualde. Vou tentar saber como se faz, é que estou farto de pagar impostos também.
Mas depois o mesmo contrato, assinado a 17 de Janeiro por 3 anos, obriga a Câmara a suportar os gastos de água, luz, construção do palco, estruturas de apoio e divulgação do evento a nível regional. Quanto à água já descobrimos que foi a senhora de Moimenta de Maceira Dão que a pagou, até aqui mantém-se tudo coerente, é dinheiro privado. Mas eu, se morasse em Mangualde, teria agora cuidado com os contadores da Luz, é que alguém vai ter de pagar a Luz, porque se é tudo dinheiro privado, não vai ser a Câmara a pagar, e eu acredito no que disse o sr. presidente, ui se acredito! Quanto á divulgação do evento a nível regional, também há sempre a hipótese dos jornais locais divulgarem a custo zero, é sabida a devoção que têm pelo seu querido presidente, apenas e só por ele. Até mesmo a própria rádio dará uma ajudinha, estou certo.
Depois há "pequenas" despesas com segurança, limpeza, etc., que a acreditar nas palavras do presidente que é tudo dinheiro privado, deverão ser efectuadas, a segurança, limpezas, etc., por elementos da Câmara a titulo de voluntariado.
Mas depois, também me baralhando as ideias, a Câmara não recebe um "tusto" pelas receitas do recinto.
Opah, eu vou à praia amanhã, isso vou, mas depois à tardinha, pela fresca, vou é passar pela Câmara, a ver se consigo arranjar um negociozito assim, pode até ser mais pequenino, tipo vender cubos de gelo no Inverno, ou alugar o meu lugar na praia a chineses de visita a Mangualde, algo assim.
Estou certo que o sr. presidente da Câmara, apesar de se proclamar como sempre presente, sabemos pelo caso de Moimenta que é mais sempre ausente, não iria dizer às pessoas que o dinheiro era todo privado e depois usar dinheiro público, incluíndo o abastecimento de água e luz, para patrocinar um evento privado.
Bem-hajam e vão tirando os fatos de banho do baú, que a época balnear, está já ao virar da esquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.