sexta-feira, 10 de junho de 2011

Divagações

Já há uns dias que não vinha a este nosso cantinho, para alívio de alguns. Hoje apeteceu-me.
Lá por ser 10 de Junho, dia de Portugal, não vou abordar o tema, está mais que abordado.
Mas confesso que estou cada vez mais preocupado. Sobretudo, depois de mais notícias de idosos que apareceram em casa abandonados e mortos há mais de 8 meses. Falando a sério, é realmente o espelho de o que um País se preocupa com os mais velhos, com aqueles que poderiam passar a sua sabedoria de uma vida às gerações posteriores. Muitos são abandonados pelas famílias, mas muitos nem família têm. Chegam aos 65 anos (por ora), mandam-nos para casa com, a maior parte das vezes, reformas que nem já miseráveis são, deviam até mudar o nome para esmolas, e pronto.
O mal não é apenas português, mas com o mal dos outros podemos nós bem, como se costuma dizer. A evolução humana compreende o adquirir os conhecimentos de gerações anteriores, e depois aplicá-los com novos conhecimentos. Um País que não o faça, perde anos de evolução. Mas, a maior parte das vezes, crianças e idosos são abandonados ou maltratados, deixando-os por vezes à sua sorte. Há que repensar todos os valores de uma sociedade neste aspecto. Esta era a parte séria!
Mas também a sério, continuo muito preocupado com tanto os responsáveis de Espinho, como com o indivíduo que lê os mails da Cooperativa Agrícola. É que até agora nada mudou. Será que não estarão todos dentro da Junta de Freguesia inanimados (mais inanimados que o normal?!). É que nem dos eleitos por maioria (PSD) nem da oposição (PS) se vê sinal. E não me venham com as tretas das burocracias ou que tem de se esperar por Assembleias Municipais, que ao que parece só acontecem de 3 em 3 meses. Se fossem gente séria, faziam uma extraordinária, e mais, resolveriam o problema de uma vez por todas.
O mesmo acontece na Cooperativa, talvez não leiam os emails, mas pelos vistos nem eles sabem onde estão, e depois colocam na página que estão num local que não existe.
Acho que não vale a pena bater mais no ceguinho e, quanto a mim, quem de direito que tome as rédeas, já vi que isto merece uma investigação muito aprofundada, não só da parte das autoridades, mas até da parte da comunidade científica, para a explicação de como a pedra dos marcos evaporou. É um fenómeno digno de registo nos anais da ciência.
Para finalizar e por falar em anais, acho estranho o facto da E-Coli, uma bactéria que se desenvolve no final do tracto digestivo aparecer em pepinos. Embora só tenha havido casos na Alemanha, o caso da Suécia é de um paciente que viajou da Alemanha note-se, os alemães apressaram-se a dizer que era dos pepinos espanhóis. Bem, que eu saiba as bactérias com origem animal não se desenvolvem em meio vegetal, mas quem sou eu que nada sei? A menos que alguns alemães tenham andado a brincar com os ditos pepinos, aí já é outra conversa.
Por fim, quero fazer notar que estamos a 5 dias da abertura da Praia, e da criação da nova freguesia de Mangualde, Mangualde-Praiamar. Constou-me que a Berrelhas já tem os todo-o-terreno prontos, para transportar o pessoal, mas se não chegarem pedimos os blindados à GNR e PSP, e até ao Exército se for preciso. A malta tem é de chegar lá. Já comprei uns calções de banho, uma toalha rosa (mesmo depois das eleições não vá o Diabo tecê-las), um balde e uma pá. Não sei se me deixam entrar de balde e pá, mas eu gostava muito de fazer castelos de areia.
Como hoje só vim matar saudades, isto não saiu nada de jeito, mas foi só mesmo para dizer que ainda não fui afectado por nenhuma bactéria nem vírus, nem ainda os meus "amiguinhos" vieram aos cafés que frequento nem fizeram nada ao carro que uso!
Bem-haja, e aproveitem o fim de semana prolongado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.