quarta-feira, 15 de junho de 2011

Chegado o grande dia... descubro que fui enganado

Pois é! Quando chega o grande dia, o qual esperei meses a fio, venho a descobrir que afinal... fui enganado.
Em primeiro lugar, cabe-me deixar o agradecimento ao anónimo que me deixou este link:
http://www.cm-castelobranco.pt/piscina/index.html
Afinal, a tal primeira praia artificial da Europa e a segunda em todo o Mundo, é mais um engano. Dá-me a parecer, e que me desculpem os habitantes do Concelho, que Mangualde é muito dado a enganos. Ele é enganos com a praia, com as divisões das freguesias, com os contadores da água, etc, etc, etc.
Confesso que tenho pouca lucidez, fracos conhecimentos, todas essas coisas, mas vão-me valendo os amigos e os "amiguinhos" para me irem elucidando de quando em vez. Foi este o caso.
Não sei se foi a primeira, pelo que procurei não se intitulam como tal, mas já existe uma Praia Artificial na Europa, mais concretamente em Portugal, desde 2004, em Castelo Branco. Confesso que, não fosse o link que me foi deixado, possivelmente deixaria passar o assunto em branco.
Obviamente, o conceito é diferente, o horário é diferente, e os preços são diferentes. O que me sinto enganado é me dizerem que é a primeira praia artificial da Europa, e a segunda no mundo, quando afinal já havia outra e, afinal, tão perto. Mais, acabei por descobrir que no Brasil até há outra, o que faz caír, em breves segundos, a de Mangualde para a quarta a nível mundial.
Não quero com isto denegrir a imagem de Mangualde, nem da respectiva praia, mas dizerem-me que é a primeira da Europa, enganaram-me não só a mim, mas também a muita gente.
A menos que a CAOP agora coloque Castelo Branco no Norte de África ou na Lua, tudo o que me disseram era mentira. Aliás, nem poderão colocar Castelo Branco no Norte de África, ou a afirmação da segunda no mundo ficaria errada, teria de ser mesmo na Lua, quiçá no "Mar da Tranquilidade".
Mas agora tudo começa a fazer sentido na minha cabeça, sobre o meu dia de hoje. Vou-vos contar muito resumidamente: Eu estava com receio de chegar atrasado à praia e já não haver lugares, logo meti-me num táxi e pedi ao motorista para me levar à primeira praia artificial da Europa e, segundos depois, adormeci, porque estava cansado da azáfama de arrumar tudo para um dia de praia. Quando acordei, ao som da voz do motorista, olhei em volta e o local não me era estranho, mas não me parecia Mangualde. Achei a "corrida" demasiado cara, mas lá paguei ao homem, atribuíndo o preço à subida dos impostos. Afinal, quando dou por mim... tinha chegado a Castelo Branco.
Acho que vai ser com muita pena minha que não estarei hoje em Mangualde para a inauguração, mas o dinheiro do táxi foi-se, agora é esperar a carreira. Será que a Berrelhas passa aqui?
Bem-hajam e boa praia.

2 comentários:

  1. Foi com muito gosto que deixei esse link. Porque coisinha que e irrita solenemente, é a cagança, sim a cagança de alguns, fazendo passar os outros por parvos.
    Tenho dito.
    Inté

    ResponderEliminar
  2. Quando chego à Praia de Mangualde acontece-me o inesperado. Tenho de pagar entrada, não posso levar o meu lanche e o mais insolito, não me deixam entrar com a minha prancha de Bobyboard.Qual o meu espanto, quando me aprecebo que afinal aquilo não é praia nenhuma, mas sim um espaço com uma piscina, alguma areia, uns bares e restaurantes e sei lá mais o quê para impressionar o Zé Povinho.
    Afinal, aquilo não é nenhuma praia... BACOCOS.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.